
Foto: Angelino de Jesus
Quinto Constitucional: OAB-BA entrega a TRT5 lista sêxtupla para vaga de desembargador
A OAB Bahia entregou ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) a lista sêxtupla com os nomes dos candidatos que concorrerão à vaga de desembargador ou desembargadora pelo Quinto Constitucional da advocacia. A entrega foi feita nesta sexta-feira (17) pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, ao presidente do TRT5, desembargador Jéferson Muricy.
Participaram do ato a secretária-geral da OAB-BA, Cléia Costa, e os representantes da Comissão Especial Temporária para o Quinto Constitucional, Mariana Oliveira e Luis Vinícius Aragão.
A lista é composta por Christiane Gurgel, Victor Gurgel, Paloma Peruna, Mirela Possídio, Roberto Oliveira e Marcos Flávio Rhem, nomes homologados pelo Conselho Pleno da seccional na última sexta-feira (10), após eleição que contou com a participação de 13.076 advogados e advogadas em todo o estado. Esta foi a segunda vez que o processo contou com paridade de gênero e cotas raciais, conforme previsto na Resolução nº 012/2024-CP.
Para a presidenta Daniela Borges, a escolha do Quinto reafirma o compromisso da OAB Bahia com a transparência e a representatividade. “A construção dessa lista é fruto da participação da advocacia baiana e reflete os avanços que conquistamos em termos de equidade. O Quinto Constitucional é um espaço de valorização da classe. Garantir diversidade nesse processo é fundamental para que o Tribunal continue correspondendo aos anseios da sociedade”, destacou.
O presidente do TRT5, desembargador Jéferson Muricy, agradeceu a entrega do documento e destacou a qualidade dos nomes apresentados. “Agora, a responsabilidade está com o Tribunal. Espero que tenhamos tranquilidade e serenidade para escolher a melhor lista possível entre seis pessoas tão qualificadas. No dia 27, estaremos juntos para a escolha da lista tríplice”, afirmou.
Definida a lista tríplice pelo TRT5, os nomes serão enviados ao presidente da República, que será responsável pela nomeação do novo desembargador ou desembargadora.
Por Paulo Forte