
Compradoras e fornecedores puderam se conectar e abrir possibilidades de negócios: Foto: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB
Rodada de Negócios na Constru Nordeste conecta empresas e movimenta setor da construção na Bahia
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) promoveu, nesta quarta-feira (15), a terceira edição da Rodada de Negócios Constru Nordeste, consolidando o evento como uma das principais iniciativas de conexão estratégica no setor da construção civil no estado. Com 12 empresas compradoras — entre nacionais e internacionais — e mais de 60 fornecedores locais, a ação tem como objetivo gerar oportunidades concretas de negócios e ampliar o alcance de produtos e serviços baianos em mercados nacionais e internacionais.
Realizada em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEB), por meio do Projeto Origem Bahia do Sebrae, e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), a rodada contou com reuniões individuais de até 15 minutos, em formato dinâmico e direto, voltado para fomentar relacionamentos comerciais e parcerias de médio e longo prazo. Num dado divulgado pelo CIN, ainda ontem, a estimativa de negócios internacionais, nos próximos 12 meses é de mais de R$3 milhões, segundo as empresas baianas participantes.
De acordo com Sandra Pasta, gerente de Negócios do IEL Bahia, a iniciativa é dividida em duas etapas: rodada nacional e internacional. “Na nacional, trazemos grandes construtoras e redes varejistas do estado para conhecer os fornecedores locais de materiais e serviços. Já na internacional, o foco está na conexão com traders, que fazem a ponte com o mercado externo e identificam potenciais exportadores”, explicou.
O público participante foi composto majoritariamente por fornecedores da Bahia, representando a diversidade da cadeia da construção civil — desde fabricantes de materiais como telhas, concreto e blocos, até prestadores de serviços especializados.
Um dos participantes, Miguel Calza, diretor da Chescoved, que atua com vedações industriais, revestimentos e rolamentos, entre outros, destacou o potencial de geração de novos mercados proporcionado pela iniciativa. “Conversei com duas traders e uma compradora. Essas rodadas nos dão acesso a clientes que antes a gente nem sabia que podia alcançar. Mesmo que, à primeira vista, nosso produto não seja diretamente ligado à construção, há muitos aqui que precisam exatamente do que fazemos. O networking que isso gera é fundamental”, pontuou.
Para a analista de atendimento do CIEB, Priscila Muniz, a parceria com o IEL e o CIN tem sido essencial para o sucesso do evento. “Já é a terceira rodada que realizamos juntos. A gente seleciona empresas da nossa base associada que tenham perfil de fornecimento para a construção civil e também buscamos grandes empresas âncoras com interesse em ampliar sua rede de fornecedores. Tem funcionado muito bem e temos recebido ótimos feedbacks”, afirmou.
Fonte: FIEB