
Foto: Divulgação
Neste sábado (18), Itaparica recebe a 48ª Regata da Primavera, pioneira Regata Lixo Zero do país
Reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, Itaparica recebe no dia 18 (sábado), a 48ª Regata da Primavera, a pioneira Regata Lixo Zero do país, que une esporte, sustentabilidade e cultura marítima em um cenário que é sinônimo de beleza e hospitalidade. O evento, que já se consolidou como um marco no calendário náutico baiano, também contará com atividades educativas e culturais, envolvendo moradores de Salvador e Itaparica e reforçando o compromisso com a consciência ambiental e o turismo responsável.
Com percurso de aproximadamente 33 km (18 milhas náuticas), a regata é 100% sustentável e tem como missão a adoção de boas práticas ambientais, além de deixar legado de consciência ambiental e sustentabilidade às comunidades. A expectativa é reunir mais de 100 embarcações à vela, atraindo navegadores da Bahia e de diversos estados do país. O evento é promovido pela Saveiros da Bahia, conta com patrocínio do Governo da Bahia e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador; apoio especial da Prefeitura de Itaparica, através da Secretaria de Turismo e Cultura.
Embarcações — Os Veleiros de Oceano, Monotipos e Saveiros Vela de Içar partem das águas próximas à da Ponta de Humaitá, em Salvador, a partir das 12h, até a altura do Museu de Arte Moderna. De lá, seguem para Itaparica, que dispõe de uma base náutica equipada para receber os navegadores com toda a estrutura necessária para a parada e o desembarque das embarcações.
A chegada das embarcações em Itaparica está prevista para às 15h30, quando os Veleiros de Oceano começam a cruzar a linha de chegada, dando início à celebração na Marina de Itaparica. Em seguida, às 17h30, será servido um jantar especial para os velejadores, marcando o início da programação festiva. O show de Alexandre Leão e banda, às 18h, abre a noite de confraternização, que segue com a cerimônia de premiação e homenagens às 20h. O encerramento fica por conta da Banda Tio Elétrico, que sobe ao palco às 21h prometendo animar o público até o fim da festa.
Ações sócio-ambientais - As ações para viabilizar a proposta lixo zero acontecem através do projeto Mulheres no Timão, em parceria com as empresas Vegah Educação Ecossistêmica e a Compostar. Todo lixo produzido a bordo das embarcações, bem como durante a cerimônia de premiação em Itaparica, passa por coleta seletiva, inclusive de todo material orgânico produzido, sendo este destinado para compostagem.
Antecedendo o evento, diversas palestras aconteceram dentro das escolas públicas da Ribeira, em Salvador, para alunos de diversas faixas etárias, promovendo a conscientização ambiental e as boas práticas de respeito e boa convivência com a natureza.
SERVIÇO
48ª Regata da Primavera
Data: 18/10
Horário de largada: 12h
Percurso: Salvador-Itaparica