
Foto: Marcela Canéro / Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Encontro celebra a cultura indígena na Fundação Casa de Rui Barbosa
No dia 18 de outubro, sábado, das 9h às 18h, a Fundação Casa de Rui Barbosa recebe um dia inteiro de atividades culturais para toda a família, valorizando a literatura, a arte e os saberes dos povos indígenas contemporâneos em sua diversidade. Com entrada gratuita, a programação integra o XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, evento que tem como eixo o protagonismo dos próprios criadores na cena cultural. Estão previstas oficinas de ilustração e grafismos, pintura para crianças, jogos culturais, contação de histórias, roda de poesia, apresentações musicais, demonstrações sonoras de instrumentos e cantos tradicionais, além de conversas com escritores(as).
Para o idealizador do evento, o escritor e educador Daniel Munduruku, ““Ao completar seu 20º Encontro, queremos celebrar os muitos avanços que foram acontecendo na sociedade brasileira, o aumento numérico de escritores e artistas indígenas, a abertura do mercado editorial e livreiro, as políticas públicas que se desenvolveram a partir desse feito, os prêmios e reconhecimentos recebidos pelos autores e autoras, o virtuoso aumento de publicações universitárias trazendo a literatura como objeto de pesquisa, o ingresso do primeiro escritor indígena na academia brasileira de letras, entre outras tantas conquistas”, afirmou.
O evento começa com abertura e apresentação musical, seguida de um talk show sobre arte e cultura indígena. Durante a manhã, haverá oficina de ilustração para crianças. À tarde, a programação inclui apresentações musicais, contação de histórias, roda de poesia e uma experiência sonora interativa. O encerramento conta com show cultural e discotecagem com fusões de músicas indígenas contemporâneas.
“Esse encontro reflete o compromisso da Fundação com o reconhecimento das diversas cosmovisões que compõem as matrizes culturais brasileiras. Trata-se de valorizar esses saberes como formas legítimas de produção de conhecimento e pesquisa. É o início de um diálogo e uma escuta junto às comunidades indígenas, com o objetivo de que acervos de escritores indígenas passem a integrar o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Casa. Não apenas como uma ação de reparação histórica, mas também uma forma de qualificar o acervo. Assim como temos feito com a escrita afro-brasileira e afro-diaspórica, fortalecendo o compromisso da Fundação com uma visão mais ampla, plural e inclusiva da literatura brasileira”, destacou Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Além disso, o Dia Cultural terá apresentações musicais de Oz Guarani, Silvan Galvão e Carimbó; oficinas de ilustração para crianças com Alexandra Krenak, contação de histórias e roda de poesia com Dauá Puri, entre muitas outras atividades, que contarão ainda com a presença das escritoras indígenas Eliane Potiguara, Márcia Kambeba e Aline Pachamama. Será um dia inteiro de atividades culturais abertas a indígenas e não-indígenas, organizado pela Rádio Yandê, referência nacional em etnomídia indígena, com atuação pioneira na difusão cultural.
Idealizado pelo escritor e educador Daniel Munduruku, com equipe executora formada pela Universidade Federal Fluminense e pelo Museu Nacional dos Povos Indígenas, sob a coordenação da Professora de Literatura da UFF, Claudete Daflon, o XX Encontro de escritores e artistas indígenas acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro no Museu de Arte do Rio (MAR) e 18 de outubro na Fundação Casa de Rui Barbosa, onde acontecerá o Dia Cultural. O evento que faz parte da programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura, do Museu Nacional dos Povos Indígenas/FUNAI, da Fundação Casa de Rui Barbosa e da UFF, com apoio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, do Museu de Arte do Rio, da Fundação Biblioteca Nacional e da Unesco.
SOBRE A FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura, é uma instituição federal dedicada à preservação, pesquisa, ensino e difusão da cultura brasileira, desenvolvendo programas de projeção nacional e internacional. Seu patrimônio reúne a casa em estilo neoclássico onde viveu Rui Barbosa, o jardim histórico tombado, sua biblioteca particular com mais de 30 mil volumes e um arquivo pessoal com cerca de 60 mil documentos que pertenciam ao patrono. Ao todo, o acervo ultrapassa 120 mil volumes entre livros e periódicos, nove mil folhetos de cordel, 705 metros lineares de documentos arquivísticos, quatro mil peças museológicas e quase dez mil objetos, compondo um amplo panorama da memória histórica, política, literária e cultural do país.
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura oficial
Boas-vindas e apresentação do encontro.
Primeira apresentação cultural ou musical.
9h30 – Entrevista Talk Show Indigena Anápuàka, Marcia Kambeba, Eliane Potyguara, Aline Pachamama e convidados
Mesa-redonda com participantes do encontro.
10h30 – Oficinas para crianças com Ilustração indígena, Alexandra Krenak
13h – Apresentações musicais (artistas) Silvan Galvão, Carimbó
Participação de escritores, artistas e público.
14h – Contação de histórias e roda de poesia Dauá Puri e convidados
Atividades culturais distribuídas ao longo da tarde.
15h30 – Palestra no Sofá – Experiência Sonora Musical Anápuàka com o público
Conversa descontraída + demonstrações sonoras (instrumentos e cantos).
16h30 – Última apresentação musical Oz Guarani
Show Cultural de encerramento das apresentações ao vivo.
17h – Discotecagem (DJ Anápuáka– 1h)
DJ convidado com fusões e músicas indígenas contemporâneas.
Serviço: Dia cultural - XX Encontro de escritores e artistas indígenas
18 de outubro de 2025, das 9h, às 18h
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 – Botafogo - Rio de Janeiro, RJ
Por Marcela Canéro
|