
Foto: Divulgação
Aline Bei, Lilia Guerra e mais: confira os nomes já confirmados no LOBA Festival - 2ª edição
Em sua segunda edição, o LOBA (Literaturas e Obras de Autoras) Festival, evento que acontecerá de 12 a 14 de dezembro em São Paulo, no Edifício Oswald de Andrade, acaba de confirmar a participação de alguns dos maiores nomes da literatura brasileira. A programação, que contará com painéis, palestras, rodas de conversa, espaço para networking entre autoras, editoras e produtoras culturais, terá entre seus destaques as presenças das escritoras Aline Bei, Lilia Guerra e Maria Carolina Casati.
Como o tema “Celebrando a Escrita Feminina Brasileira” em sua segunda edição, o LOBA traz um chamado para ler mais mulheres, valorizar suas histórias e lembrar que fomentar a leitura é um ato coletivo: isso se reforça em uma programação que está sendo trabalhada para fornecer experiências para autoras, pessoas leitoras, incentivadores da literatura e curiosos de plantão que querem desenvolver o hábito de leitura.
Sobre as autoras renomadas já confirmadas:
Aline Bei é escritora formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-RIO. Seu livro de estreia, “O peso do pássaro morto”, foi finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca. Seu segundo livro, “Pequena Coreografia do Adeus”, lançado pela Companhia das Letras, foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 140 mil cópias, além da adaptação para o teatro, videodança e para um espetáculo de Flamenco. Suas duas obras estão com os direitos reservados para o cinema.
Lilia Guerra é autora da compilação de contos "Perifobia", finalista do Prêmio Rio de literatura, e do romance "Rua do Larguinho". Seu primeiro livro, "Amor Avenida", originalmente lançado em 2014, foi reeditado em 2022, quando também foram impressos os três volumes da coleção "Novelas que escrevi para o rádio" e "Crônicas para colorir a cidade". Em 2023, foi contemplada com o Prêmio Carolina Maria de Jesus pelo inédito "Cavaco do ofício", reunião de contos. Lilia promove ações que incentivam o hábito da leitura e da escrita. Sobretudo, nos locais mais afastados do centro da cidade de São Paulo. "O céu para os bastardos" é seu mais recente romance, finalista do Prêmio São Paulo de literatura em 2024.
Maria Carolina Casati é uma mulher negra, professora, escritora. Doutora em ciências pela EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. É membra do GEPHOM-USP. Curadora e mediadora de leitura, é idealizadora do “Encruzilinhas”, uma plataforma que reúne leitura, debate e difusão de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância produzidos por mulheres negras e do Sul global.
O LOBA Festival ainda terá uma área dedicada à venda de livros de autoras independentes e outras ações voltadas à economia criativa e ao incentivo à leitura de obras escritas por mulheres brasileiras. O festival conta com o apoio institucional do Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc, e do Governo do Estado de São Paulo pelas mãos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Fomento CULTSP e do Programa de Ação Cultural (ProAC).
Serviço:
Loba Festival: de 12 a 14 de dezembro no Edifício Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro São Paulo/SP)
Por Marcelo Boero