
O estudante de Engenharia Elétrica da UFBA, Igor Gomes, foi um dos selecionados pelo Programa de Estágio da Braskem em 2025. Foto: Divulgação
Braskem abre inscrição para o Programa de Estágio 2026
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, lança o Programa de Estágio 2026 para estudantes universitários e do ensino técnico. Há vagas na Bahia e em diferentes estados do país e o objetivo é formar profissionais para início de carreira. As inscrições estão abertas até o dia 3 de outubro e podem ser realizadas no site.
Igor Gomes, 25 anos, foi um dos selecionados pela edição 2025 do Programa de Estágio da companhia. O estudante do 9º semestre de Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia (UFBA), há cerca de oito meses faz parte da área de Engenharia de Produção Elétrica e Termoelétrica, na Unidade Q1 da Braskem, no Polo Industrial de Camaçari.
“Essa experiência prática tem contribuído bastante para minha formação. O que mais me encanta é ver como a teoria da faculdade ganha vida dentro da indústria. Projetos, análises, automação e manutenção deixam de ser apenas conceitos e passam a ser parte da rotina. Isso amplia minha visão como futuro engenheiro e me mostra, na prática, o impacto que o nosso trabalho pode ter na indústria”, ressalta Igor.
Outro ponto destacado pelo estudante como diferencial do estágio na petroquímica é o ambiente colaborativo. “Tenho a chance de trocar experiências com pessoas muito competentes, sempre abertas ao diálogo e ao compartilhamento de conhecimento. Essa troca me inspira a dar o meu melhor e me mostra que crescer profissionalmente também é aprender a trabalhar em equipe”, ressalta.
Desenvolvimento profissional - Reconhecido como um dos melhores do Brasil pelo prêmio CIEE 2024, o Programa de Estágio da Braskem oferece uma jornada de desenvolvimento real, com projetos desafiadores e acompanhamento próximo de profissionais experientes. “Temos paixão por transformar e foco em desenvolver o potencial das pessoas. Esse reconhecimento reforça nossa estratégia de atrair e formar talentos que compartilham dos nossos valores e propósito”, afirma Ana Luiza Salustino, gerente de Pessoas e Organização da Braskem no Nordeste.
O estágio na Braskem é voltado para estudantes a partir de 18 anos com matrículas em diversos cursos. Para o estágio universitário, é necessário ter previsão de formatura entre 2027 e 2028, já para o estágio técnico, é fundamental haver ao menos um ano de vínculo com a instituição de ensino. O programa estimula tanto o desenvolvimento contínuo quanto o aprendizado prático, já que permite aos estudantes aprender enquanto contribuem de forma significativa nas plantas industriais e nos ambientes corporativos.
A Braskem é uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas das Américas, e líder mundial na produção de biopolímeros, o que torna possível a pessoa estagiária ter contato e trocas com times globais, além de envolvimento em projetos conectados ao negócio. E mais, existem muitos benefícios no programa: bolsa-auxílio competitiva, convênio médico, vale-refeição ou refeitório, vale-transporte, estacionamento ou fretado, seguro de vida e day off de aniversário.
Por Gabriel Gobçalves