
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Destino Bahia está na vitrine do turismo nacional e internacional para o verão 2025/2026
Em uma iniciativa inédita, somente no mês de agosto, a Secretaria de
Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o destino Bahia em seis grandes
eventos com alcance nacional e internacional, no período estratégico em
que as operadoras e agências de viagens comercializam destinos para a
alta temporada 2025/2026. A pasta também atuou na ampliação da malha
aérea estadual.
No Brasil, a Setur-BA fez capacitações sobre os atrativos das 13
zonas turísticas baianas na Convenção da Operadora Diversa, em Guarajuba
(Camaçari); no Connect 4You, da Itaparica Tour, em Salvador; no Show
Tour, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), em Porto
Seguro; na Arena Abreu, em Gramado (RS); e no B2Meet da Operadora FRT,
em Natal (RN). No exterior, a pasta realizou capacitações durante o
Meeting Brasil Latin America, que passou por Assunção (Paraguai),
Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e Córdoba
(Argentina).
No total, a Setur-BA alcançou cerca de 4,5 mil profissionais do
turismo, que foram atualizados sobre a infraestrutura e a diversidade de
experiências oferecidas pela Bahia. Após ter acesso às informações que
credenciam o estado para receber turistas dos maiores polos emissores de
viajantes nacionais (Sudeste, Sul e Centro-Oeste) e do exterior, os
agentes de viagens elaboram pacotes de passeios para destinos baianos,
na alta temporada, com preferência por aqueles que ficam no litoral.
Um dos fatores determinantes é a conectividade aérea. Foram
confirmados, no verão, mais 880 voos para Salvador, Ilhéus e Porto
Seguro e a volta da rota entre a capital baiana e a Cidade do Panamá
(América Central), onde existe um Hub (distribuição de voos) com
conexões para 88 destinos das Américas. A Bahia está ligada a todas as
regiões do Brasil e a cidades da América do Sul (Buenos Aires,
Montevidéu e Santiago) e da Europa (Paris, Madri e Lisboa). Em Paris, um
Hub mantém conexões com mais de 180 destinos da Europa, África e Ásia.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, está confiante de que esse
conjunto de ações irá dar continuidade ao crescimento do turismo baiano,
que lidera o mercado nacional. “As primeiras informações que chegam
das agências de viagens, hotéis e companhias aéreas, nos levam a ter a
expectativa de bater, novamente, o recorde em fluxo turístico, no
próximo verão. O planejamento do Governo do Estado para alcançar esse
resultado envolve uma equipe técnica qualificada, que trabalha ouvindo
todos os atores da cadeia produtiva do turismo”, relatou.
“Nossa expectativa também é de índices de crescimento na chegada de
turistas, durante o verão, devido ao aumento da oferta de voos e à forte
promoção feita pelo governo baiano, nos mercados nacional e
internacional”, declarou o presidente da Associação Brasileira das
Agências de Viagens, seção Bahia, (Abav-BA), Jean Paul Gonze.
Nos hotéis da bandeira portuguesa Vila Galé, em Guarajuba (Camaçari) e
Salvador, o aumento nas reservas para a alta temporada foi confirmado.
“Em Guarajuba, a média das reservas já está acima do que tivemos no
verão passado. Em Salvador, a busca por hospedagem para 2026 já é o
dobro do registrado, na temporada anterior. Mantido esse ritmo, a
tendência é superarmos os números do último verão”, relata a diretora
comercial da rede hoteleira no Brasil, Adriana Borges.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia
(Abrasel-BA), também está confiante. “Com a onda crescente no turismo da
Bahia, nos últimos anos, registrando números recordes, esperamos que a
próxima alta estação seja ainda melhor. As coisas não acontecem por
acaso. Acompanhamos todo o trabalho constante de promoção da Setur-BA,
dialogando com o trade e os municípios, o que é imprescindível para os
bons resultados”, disse o presidente da Abrasel-BA, Leandro Menezes.
Fonte: Setur/Ba