
Foto: Divulgação
Bahia leva diversidade de vozes e experiências ao maior encontro nacional sobre gestão das águas
Com cerca de 60 integrantes representando os 14 Comitês de Bacias Hidrográficas Estaduais, a delegação da Bahia marcará presença no 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece entre os dias 8 e 13 de setembro, em Vitória (ES). A expectativa é fortalecer o intercâmbio de ideias, refletir sobre os desafios da gestão participativa da água e ampliar a presença baiana em debates estratégicos sobre crise climática, governança e sustentabilidade hídrica.
A delegação baiana é composta pelos três segmentos dos Comitês de Bacias — poder público, usuários da água e sociedade civil — e está confirmada em diversos painéis do evento, com representantes atuando como moderadores e palestrantes. A programação inclui temas como mudanças climáticas, monitoramento inteligente da água, usos não consuntivos, mediação de conflitos e justiça climática.
Para Ana Odália Sena, coordenadora do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH) e presidente do CBH Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, a participação da Bahia no ENCOB reforça a importância da articulação entre os comitês estaduais. “O Fórum tem buscado fortalecer o papel dos comitês na governança das águas. Esse evento é uma oportunidade estratégica de alinhar agendas e ampliar nossa presença nos espaços de formulação de políticas públicas voltadas aos recursos hídricos”, afirma.
Com foco nas especificidades da sua bacia, Tadeu Silva, presidente do CBH Contas, destaca a necessidade de avançar na implementação do Plano de Bacia e na construção da Agência Regulatória da Cobrança pelo Uso da Água. “A realidade hídrica da Bacia do Rio de Contas exige articulação institucional e planejamento integrado. A participação no ENCOB nos permitirá acessar experiências que podem fortalecer nossa atuação local, como trazer conhecimento e troca de experiências que irão nos ajudar a implementar o Plano de Bacias, estruturar a cobrança pelo uso da água e contribuir com o estado na criação da Agência de Bacias, instrumento que permitirá atuar e desenvolver ações em prol da região”, avalia.
A delegação baiana também terá protagonismo em painéis estratégicos da programação. Larissa Cayres, membro dos Comitês das Bacias dos Rios Grande, Corrente e Paramirim e Santo Onofre, será uma das palestrantes no painel “Água em Disputa: Mediação de Conflitos, Pactuação e Governança Hídrica em Tempos de Crise”. “A gestão compartilhada é essencial para garantir justiça no acesso e uso dos recursos hídricos. Participar do ENCOB é uma oportunidade de fortalecer esse debate e ampliar a escuta sobre soluções que envolvam diretamente os territórios”, destaca.
Além do painel “Água em Disputa: Mediação de Conflitos, Pactuação e Governança Hídrica em Tempos de Crise”, os representantes da Bahia estarão presentes nas mesas de discussão que terão temas como “Monitoramento Inteligente da Água: Tecnologia na Gestão Hídrica”, “Clima, Cultura e Território: Vozes que Resistem à Crise”, “Gestão da Água: Conexões que Fortalecem” e “Usos Não Consuntivos da Água: Desafios e Potenciais na Sustentabilidade Climática”.
O ENCOB é considerado o principal fórum de diálogo entre os Comitês de Bacias Hidrográficas do país, reunindo representantes dos poderes públicos, usuários e sociedade civil para discutir os rumos da gestão dos recursos hídricos no Brasil.
Por Ntália Mayrink