.jpeg)
Foto: Divulgação
“Procon nas Escolas” fortalece cidadania e ensina consumo consciente a alunos do Colégio Mãe Stella no Cabula
Repense o seu consumo; Reduza o que você vai consumir; Reutilize o que você consumiu; Recicle o que já foi utilizado; e Recuse produtos que causam impactos ambientais e que não são essenciais. As dicas foram dadas na atividade do Procon-Ba na manhã desta quarta-feira, 30. A educação financeira e o consumo consciente estiveram no centro de debates da palestra proferida na manhã desta quarta-feira (30), pelo diretor de Ações Educativas do Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), Eduardo Pontes.
A atividade, que aconteceu no Colégio Estadual Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador, integra o programa “Procon nas Escolas”, e visa orientar estudantes e professores sobre Direito do Consumidor, oferecendo atendimento gratuito à comunidade escolar e do entorno.
O evento foi organizado pela Diretoria de Ações Educativas (DAE), do Procon-Ba, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com transmissão ao vivo, pelo canal da SJDH no YouTube. A ação contou também com intérprete de Libras e distribuição de material educativo.
Segundo o diretor da DAE, Eduardo Pontes, a proposta tem como objetivo fortalecer, sobretudo, a cidadania, possibilitando o acesso à justiça na área consumerista. “É imprescindível que, desde cedo, os jovens obtenham conhecimento sobre seus direitos e aprendam a consumir produtos e serviços de modo consciente, prevenindo abusos nas relações de consumo. O “Procon nas Escolas” objetiva promover a inclusão social por meio da educação”, destacou o gestor.
Como parte da programação, o órgão de proteção e defesa do consumidor também realizou no turno da tarde, das 13h às 16h, vários atendimentos com serviços como registro de reclamações, orientações sobre direitos do consumidor e negociações de dívidas, contribuindo para o alívio financeiro de famílias endividadas.
Educação para o consumo
Durante a atividade, foram distribuídos materiais educativos, como a ‘Cartilha do Aluno’ e ‘Procon-Ba orienta: Consumo Consciente’. A ‘Cartilha do Aluno’ apresenta informações sobre o órgão e seu funcionamento, conceitos básicos sobre produtos e serviços e elenca alguns direitos do consumidor. A publicação também alerta os consumidores sobre os riscos da publicidade enganosa e abusiva e os direitos assegurados para quem compra por meio do comércio eletrônico.
Já o livreto com orientações sobre o modo adequado de consumir, aborda os 5R’S do Consumo Consciente:
As publicações informam também que os consumidores/as podem realizar denúncias de práticas abusivas por meio do e-mail: denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br ou através do aplicativo PROCON BA Mobile.
Fonte: Ascom/SJDH