
Equipe responsável pela realização do programa/ Foto: Divulgação
Globo Repórter celebra as quatro décadas do Parque Nacional da Chapada Diamantina
O ano de 2025 marca os 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Globo Repórter desembarca na região famosa por trilhas e cachoeiras para contar muitas histórias aos telespectadores. Durante quase 20 dias, a equipe do Globo Repórter percorreu várias cidades e visitou lugares famosos, como a Fazenda Pratinha, com grutas de água cristalina e muita aventura.
O time de reportagem também viveu experiências cheias de mistério no céu da Chapada. E descobriu ainda um mosteiro em Mundo Novo, uma das portas de entrada da Chapada Diamantina. Por lá, o silêncio dos monges atrai quem busca uma conexão com o divino e uma desconexão com o mundo agitado das grandes cidades.
As terras que um dia foram do garimpo, passaram por inúmeras transformações. Da busca por diamantes, veio o turismo e, com ele, inúmeras possibilidades. Uma terra fértil, onde morangos, amoras pretas e outras frutas vermelhas ganham campos de plantação e trazem de volta o sonho de prosperar. Foi assim que um empresário criou uma das maiores vinícolas da região e hoje produz vinhos premiados, abrindo espaço também para a arte da Chapada.
Descobertas Inimagináveis
Já imaginou uma galeria de arte dividindo espaço com barris de vinhos? Esta é a sincronicidade da Chapada, que tem atraído casais apaixonados. Gente que escolhe casar em meio à energia da floresta. Lugares como um orquidário, com mais de 1600 espécies nativas preservadas e ainda espaço para voltar a ser criança: brincar de balanço e até voar de balão de frente para o Morro do Pai Inácio.
O Globo Repórter mostrará também a preservação da sempre-viva, flor típica da região, e passeia de barco pelo Pantanal dos Marimbus. Uma viagem por campos descobertos, onde o canto dos pássaros ecoa e inspira até jogos educativos numa comunidade quilombola. Por lá, os moradores aprendem o respeito às raízes e a importância de preservar a natureza.
O programa desta sexta-feira, 2, é uma produção da TV Globo juntamente com a TV Bahia. A equipe responsável pelo especial é composta pela repórter Camila Marinho, as produtoras e editoras Patrícia Trigueiros e Lilian Marques, a diretora Gisele Machado, o auxiliar Lélio Monteiro e o cinegrafista Piero Caputo.
Por Juracy dos Anjos