
Foto (da esquerda para a direita): Inácio Mattos (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM), Danilo Casalino (Galvani Fertilizantes), Eloisa Mendes (Escola Anísio Teixeira), Fabiane Hita (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia), Sylvia Tabarin (Galvani Fertilizantes), Bárbara Azevedo (Instituto Lina Galvani), Soraya Conceição (Prefeitura de Irecê), Paula Marley (SENAC de Irecê), Gabriel Hartz (Semente Aceleradora), Welson Alves (Instituto Lina Galvani)
Instituto Lina Galvani inaugura sede em Irecê com foco em desenvolvimento comunitário e inclusão produtiva
O Instituto Lina Galvani (ILG), organização da sociedade civil dedicada à promoção do desenvolvimento comunitário e da inclusão produtiva, inaugurou nesta terça-feira (29/04) sua nova sede em Irecê (BA). Fundado há mais de duas décadas pela Galvani Fertilizantes, o ILG nasce com o propósito de atuar de forma estratégica nas regiões onde a empresa está inserida. A chegada à região de Irecê está alinhada à presença da Galvani Fertilizantes no território, reforçando o compromisso com o fortalecimento das comunidades locais. Atualmente, o Instituto também está presente no povoado de Angico dos Dias em Campo Alegre de Lourdes (BA) e em Luís Eduardo Magalhães (BA).
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes das Secretarias de Governo Estadual da Bahia, Governo Municipal de Irecê e Lapão, CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), além de lideranças comunitárias e organizações parceiras do ILG em Irecê. Durante o evento, Bárbara Azevedo, diretora executiva do Instituto Lina Galvani, destacou a importância da nova sede.
“Este é um passo significativo para ampliarmos a atuação do Instituto e aprofundarmos o diálogo com a região. Queremos, a partir da escuta ativa e colaborativa com as comunidades, fortalecer as lideranças locais, articular parcerias estratégicas e apoiar iniciativas que já propiciem impactos positivos. Acreditamos na potência transformadora das pessoas e no valor da construção conjunta de caminhos para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Para Sylvia Tabarin, diretora de relações institucionais e sustentabilidade da Galvani, a chegada do ILG reforça o propósito da companhia de contribuir positivamente para a comunidade local. “Enxergamos nosso papel como agentes de transformação social e entendemos que o fortalecimento das comunidades é essencial para um futuro mais justo e sustentável. A chegada do Instituto Lina Galvani a Irecê reforça o compromisso da Galvani com o território, consolidando ações estruturantes que dialogam com os anseios da população local promovendo inclusão, inovação e geração de oportunidades”, reforça.
Iniciativas do ILG na região já estão em andamento
Com a inauguração da nova sede, o Instituto Lina Galvani dá início ao programa de incubação Impulsiona Irecê: Sertão em Movimento, voltado ao estímulo de negócios inovadores com impacto socioambiental positivo na região. A iniciativa visa identificar e apoiar até 10 empreendimentos em estágio de ideação ou validação, com soluções voltadas para áreas como Sustentabilidade, Agroecologia, Indústria e Beneficiamento Agropecuário, Energia, Turismo, Cultura, Tecnologia e Inovação Social.
Os negócios selecionados participarão de um pitch day, e até cinco deles serão escolhidos — com base nos critérios definidos em edital — para um ciclo de incubação de seis meses. Durante esse período, os empreendedores terão acesso a mentorias especializadas, workshops, consultorias para validação e expansão dos negócios, além de oportunidades de conexão com ecossistemas de inovação locais e nacionais. O programa é uma realização do Instituto Lina Gsalvani, com execução técnica da Semente Negócios — empresa especializada em soluções de empreendedorismo, inovação e impacto — e conta com o apoio do Sebrae Bahia, Cesol Irecê, Galvani Fertilizantes e SENAR Bahia.
Além do Impulsiona, o ILG iniciou em março a primeira turma do Conecta Jovem, programa de formação técnica, mentoria e preparação de jovens para o mercado de trabalho. Em Irecê, foram 117 inscritos e 15 jovens selecionados para participar da primeira turma, que acontece durante todo o semestre com um curso de assistente administrativo no SENAC, acesso a uma plataforma com trilhas de capacitação técnica e sessões de mentorias com profissionais qualificados. O Programa é realizado em parceria com o Instituto Reciclar e o SENAC de Irecê.
Sobre a Galvani
A Galvani Fertilizantes é uma empresa 100% brasileira com presença consolidada no setor há mais de 50 anos, operando em mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição de fertilizantes fosfatados. Líder na região agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a Galvani opera com um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração em Campo Alegre de Lourdes, além de contar com novos projetos na Bahia, visando expandir suas operações.
Sobre o Instituto Lina Galvani
O Instituto Lina Galvani é uma organização da Sociedade Civil (OSC) dedicada a apoiar e desenvolver iniciativas que favoreçam o desenvolvimento comunitário e a inclusão produtiva nos locais onde sua mantenedora, Galvani Fertilizantes, tem unidades — Angico dos Dias (BA), Luís Eduardo Magalhães (BA), e Irecê (BA).
Com mais de 20 anos de atuação, é desde 2006 mantenedora do Parque Vida Cerrado, o primeiro centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Cerrado do MATOPIBA.