Foto: Peter Neylon/MCom
Ações emergenciais do Ministério das Comunicações garantiram continuidade de serviços e atendimentos durante enchentes
Um ano após o Rio Grande
do Sul registrar a maior tragédia climática de sua história, o
Ministério das Comunicações esteve presente desde o início da tragédia
climática que devastou o estado, garantindo conectividade, apoio
humanitário e atendimento direto à população. Desde o final do mês de
abril de 2024, a Pasta coordenou uma série de iniciativas emergenciais
especialmente para o restabelecimento das comunicações nas áreas
severamente impactadas pelas fortes chuvas.
"Durante a tragédia
no Rio Grande do Sul, vimos o poder da união dos brasileiros em prol da
reconstrução do estado. O Ministério das Comunicações respondeu à
altura para garantir a conectividade necessária para que a população não
ficasse isolada e para que serviços e atendimentos fundamentais
continuassem. Não deixamos ninguém para trás", lembrou o ministro das
Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A atuação, em
conjunto com a Telebras, os Correios e a Anatel, na retomada da
conectividade em várias regiões do estado, foi fundamental para apoiar
as operações de emergência, facilitar a comunicação e auxiliar no
processo de reconstrução das áreas afetadas.
Uma das primeiras
ações realizadas logo nas primeiras semanas da tragédia foi a campanha
do Ministério das Comunicações e dos Correios, que arrecadou e entregou
gratuitamente 9 mil toneladas de doações da população para as vítimas.
Além disso, mais de 50 toneladas de roupas e calçados apreendidos pela
Receita Federal foram transportados para a Defesa Civil gaúcha.
O Ministério das
Comunicações também atuou em parceria com a Telebras. Foram implantadas
54 unidades de satélite transportáveis. Destas, 51 entraram em plena
operação, realizando um total de 186 atendimentos em 51 municípios. Os
satélites auxiliaram a Defesa Civil nas operações de logística de
salvamento; a Secretaria de Saúde do RS; o Exército Brasileiro, no
resgate de vítimas e apoio às tropas que atuaram nas ações de busca e
salvamento; o Ibama e o Tribunal de Justiça.
A Pasta também apoiou a Caravana de Direitos, ação promovida pela Defensoria Pública da União (DPU) para atender famílias em situação de vulnerabilidade social que foram afetadas pelas enchentes no estado. No total, estavam previstos atendimentos em 111 municípios.
Pelo programa Wi-Fi
Brasil, foram disponibilizadas 390 unidades fixas, das quais 148 foram
ativadas e distribuídas em 65 municípios. A infraestrutura da iniciativa
reforçou a conectividade em pontos estratégicos, garantindo a
continuidade de serviços essenciais e o apoio à recuperação de
comunidades quilombolas, indígenas, Ibama e PRF/RS.
O Ministério das
Comunicações também adotou outras medidas essenciais, como a facilitação
do fornecimento de dados das operadoras para a Dataprev, colaborando
diretamente na validação de beneficiários do auxílio-reconstrução. Além
disso, atuou junto às empresas de telefonia móvel para habilitarem o
roaming gratuito e disponibilizarem pacotes de internet, permitindo que
redes de uma operadora fossem utilizadas por clientes de outras
prestadoras sem custo. Também foram oferecidos pacotes de internet
gratuitos, de 5GB a 10GB, para clientes pré-pagos da região.
COMPUTADORES PARA INCLUSÃO E CARRETA DIGITAL
Por meio do
programa Computadores para Inclusão, o Ministério das Comunicações doou
929 máquinas, contemplando escolas públicas, associações e Organizações
Não Governamentais (ONGs) de municípios como Porto Alegre, Canoas,
Pelotas e Esteio. Pelo menos 1,4 mil alunos foram beneficiados.
Além disso, o MCom
implementou a Carreta Digital no Rio Grande do Sul. O programa de
capacitação itinerante é voltado a estudantes de baixa renda, oferecendo
aulas de robótica, montagem e configuração de computadores de alto
desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares.
BLITZ DA TELEFONIA MÓVEL
O Ministério das Comunicações visitou 23 pontos da cidade de Porto Alegre com o objetivo de medir a qualidade do sinal e a velocidade de conexão 4G e 5G das três maiores operadoras do país. A iniciativa faz parte do programa ConectaBR.
Fonte:Ascom MCom
