
Foto: Divulgação
Sports Market Makers: podcast que vai abordar finanças e negócios nos esportes estreia com episódio sobre SAFs
O canal de finanças ‘Market Makers’ acaba de lançar o ‘Sports Market Makers’, um novo programa sobre finanças e investimentos na área esportiva. O objetivo é levantar discussões envolvendo negócios envolvendo associações, clubes e seus respectivos departamentos. O projeto, que tratará da onda das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) em seu primeiro episódio, seguirá na mesma linha do tradicional podcast Market Makers, que aborda assuntos que estão em alta no mercado financeiro.
À medida que a profissionalização de clubes e associações esportivas foi ganhando forma no Brasil, torcedores passaram a dar maior atenção para as finanças e os negócios de seus clubes. Até porque isso começou a ter grande influência no resultado esportivo. Através de um podcast semanal, conteúdo nas redes sociais e newsletters, o podcast explicará notícias, analisará acontecimentos e promoverá debates com as maiores autoridades do universo esportivo-financeiro do país.
“O Brasil é o país do futebol, todo mundo adora discutir o assunto. Mas quando vamos falar das finanças dos clubes ou qualquer coisa ligada a dinheiro, o próprio torcedor não consegue entender por ser um conteúdo que ele não tem base. Até mesmo os jornalistas esportivos estão tendo que lidar com esse assunto pela primeira vez”, diz Salomão.
“Nós, que já acompanhamos diariamente o mercado financeiro, já produzimos conteúdo há tanto tempo e temos contato com os maiores especialistas do assunto, resolvemos reunir essas cabeças pensantes num só lugar”, conclui o fundador do Market Makers.
Primeiro episódio: tudo sobre SAFs
O primeiro episódio vai abordar um dos assuntos mais espinhosos do mundo futebolístico: a onda das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol). O convidado será Guilherme Ávila, sócio da XP que participou da maioria das negociações de SAFs do Brasil. O episódio vai ao ar no dia 12 de junho no canal do Youtube do Sports Market Markers.
Vale dizer que não é a primeira empreitada do Salomão no mundo esportivo. Em 2022, ele organizou a “Copa do Condado”, um campeonato de futebol formado por empresas do mercado financeiro e que reuniu 40 times masculinos e 15 femininos, totalizando 1200 atletas. O torneio durou 90 dias e teve até transmissão ao vivo no Youtube com narração profissional e premiação.
O narrador da Copa do Condado, Marcelo Colaneri, será um dos hosts do podcast e principal produtor de conteúdo do Sports Market Makers. “O Marcelo abraçou o projeto de narrar a Copa como se fosse o projeto da vida dele e o resultado foi aprovação geral da audiência. Além disso, ele é uma pessoa de fora do mercado financeiro, trazendo assim um ponto de vista de quem não vive esse mundo. Não vai ser só um papo entre financistas que gostam de futebol”, explica Salomão.
A Copa do Condado terá nova edição no 2º semestre de 2024, com data a definir - “provável que seja em agosto, mas nada certo ainda”, diz Thiago.
Uma curiosidade que deve tornar as discussões do Sports Market Makers bem interessantes: Thiago e Marcelo são irmãos, torcem para times rivais (Thiago é palmeirense e o Marcelo, corintiano) e não escondem a paixão deles. “A rivalidade sempre existiu em casa. Vai ser como reviver os velhos tempos, só que sem brigas, eu espero (risos)”, diz Thiago.
Parceria
O Sports Market Makers contará com uma parceria de peso na produção
destes conteúdos: a OutField, gestora referência em investimentos em
esportes e entretenimento, com participação em alguns clubes de futebol e
em outros negócios ligados ao mundo esportivo. Fundada em 2016 com foco
em ser uma agência que atende o esporte, a OutField tornou-se gestora
recentemente e já tem R$ 130 milhões sob gestão. Recentemente, ela
recebeu um aporte da gigante Spectra, que também tornou-se sócia da
empresa. A OutField vem llevantando capital para investir em SAFs de
clubes de futebol e em outros negócios ligados ao esporte.
Por Thiago Dutra