
Luizomar comanda treino da seleção cubana (Osasco Voleibol Clube/Divulgação)
Luizomar é o primeiro técnico estrangeiro a comandar o Vôlei de Cuba
Por Doro Jr. e Deborah Mamone
Luizomar de Moura é o primeiro técnico estrangeiro a comandar a seleção feminina de Cuba. O treinador do Osasco São Cristóvão Saúde foi oficializado pela Federação Cubana de Vôlei na noite desta sexta-feira (1) e, assim como fez no ciclo olímpico do Japão/2020 e também quando esteve à frente da equipe do Peru em 2017, conciliará o trabalho visando a Olimpíada de Los Angeles/2028 com a temporada nacional com o clube osasquense.
"É uma honra, um privilégio, mas também um enorme desafio ocupar o mesmo posto do inigualável Eugenio George", afirma Luizomar, citando o técnico que levou a seleção feminina de Cuba a três medalhas de ouro consecutivas nas Olimpíadas, entre 1992 e 2000, foi eleito o melhor treinador do mundo no século 20 e morreu aos 81 anos.
“Sinto uma enorme satisfação e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade ao assumir uma seleção com a tradição de Cuba. Vou trabalhar para trazer nossa filosofia e unir o estilo do vôlei brasileiro com a escola desenvolvida por treinadores como o grande Eugenio George”, afirma Luizomar.
Assim como no projeto que levou o Quênia aos Jogos Olímpicos do Japão, a terceira incursão de Luizomar em uma seleção estrangeira integra o Programa de Empoderamento da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que visa impulsionar o crescimento e desenvolvimento do voleibol globalmente. Em Cuba, o treinador brasileiro também contou com o apoio direto de Mireya Luis, lenda da modalidade e vice-presidente da Federação Cubana de Vôlei, e Osvaldo Martinez, presidente da federação nacional.
“Meu sentimento é de gratidão por todos os envolvidos nesse processo. E também quero registrar meu agradecimento a todos da estrutura do Osasco São Cristóvão Saúde, desde os membros da equipe aos patrocinadores, que permitem uma estrutura robusta para que possamos assumir esse desafio e ao mesmo tempo manter nossos objetivos para a temporada 2025/26”, completa o treinador.
O primeiro compromisso oficial como treinador da seleção cubana será o Campeonato Mundial, na Tailândia, de 22 de agosto a 7 de setembro. Porém, Luizomar está no México para acompanhar o time na disputa do Campeonato Pan-Americano Feminino de Vôlei da Norceca.
Na década de 1990, Cuba era praticamente imbatível e protagonizou confrontos memoráveis contra a Seleção Brasileira de vôlei feminino. Passados 30 anos, o desafio de Luizomar é reconstruir uma equipe competitiva no país caribenho, que está ausente dos Jogos Olímpicos desde 2008, em Pequim. “Acreditamos na força do nosso trabalho, não só meu, mas da minha comissão técnica, e também na força do voleibol cubano. Vamos juntar as duas escolas e fazer o melhor em prol do esporte”, completa o técnico brasileiro.
Trajetória - Luizomar de Moura tem uma carreira vitoriosa no vôlei. São três conquistas de Superliga, um mundial de clubes, quatro Copa Brasil, quatro sul-americanos de clubes e 15 campeonatos paulistas. Pelas seleções de base do Brasil, é tricampeonato mundial. Ele também comandou as seleções do Peru e do Quênia. Com a equipe queniana, disputou a Olimpíada de Tóquio, em 2021, e levou o time à conquista do título de campeão africano.
Ele também é um dos principais responsáveis por manter o projeto do vôlei em Osasco nas duas últimas duas décadas, atuando dentro e também fora de quadra para angariar parceiros e patrocinadores. Na temporada passada, e comandou o time na conquista da tríplice coroa: Superliga, Copa Brasil e Campeonato Paulista. Com isso, Osasco São Cristóvão Saúde obteve 100% de aproveitamento em todas as competições que disputou na temporada 2024/25.
Fonte: ZDL Sports