
Foto: Divulgação
Codevasf conclui pavimentação asfáltica no Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA), com investimento de R$ 6 milhões
A população do Projeto de Irrigação Formoso, localizado em Bom Jesus da Lapa (BA), ganhou mais segurança e qualidade de vida com a finalização de pavimentação asfáltica. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) finalizou essa obra, que contou com investimento de aproximadamente R$ 6 milhões e contempla cerca de 7 quilômetros de vias asfaltadas, ligando a ponte de acesso do perímetro irrigado ao Distrito de Irrigação Formoso (DIF) e ao Setor 4. Além da pavimentação, foram executados serviços de pintura, sinalização viária, drenagem, construção de meio-fio e instalação de lombadas, garantindo maior segurança e durabilidade à via.
O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Harley Xavier, destacou a importância estratégica da obra no que diz respeito à educação, saúde, economia e até mesmo à vida social da população. “A população do Formoso concretiza um sonho, por meio da Codevasf, do Distrito de Irrigação Formoso, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do governo federal. Essa pavimentação significa mais segurança e pontualidade para centenas de estudantes que antes enfrentavam a poeira e a lama; melhoria nas condições de vida da população, facilitando o deslocamento para atendimentos médicos; e fortalecimento do Projeto Formoso, além de melhorar consideravelmente o escoamento da produção, reduzir perdas e criar outras oportunidades econômicas e sociais”, afirmou.
A obra contou com o apoio direto do Distrito de Irrigação Formoso, responsável pela execução de parte da drenagem e pela instalação de meio-fio. Segundo o gerente do DIF, Enderson Souza, essa parceria foi essencial para o bom andamento dos trabalhos. “O Distrito é uma extensão da Codevasf, e o nosso papel é promover o bom andamento e a melhor qualidade para a gestão do empreendimento. Nós fazemos a administração, operação e manutenção seguindo as diretrizes da Codevasf. Nessa obra de pavimentação, pudemos contribuir com a drenagem, fazendo o desenvolvimento e a montagem das sarjetas e do meio-fio”, explicou.
Do ponto de vista técnico, a escolha pelo pavimento em CBUQ traz vantagens como maior resistência ao tráfego intenso de veículos pesados e maior durabilidade frente às condições climáticas do semiárido baiano. “Essa ação tem um conjunto de serviços que envolve o tratamento da sub-base que existia, a base feita com solo-brita, a implantação do capeamento todo em CBUQ, que é a melhor pavimentação para trazer durabilidade e resistência, além da pintura e execução de meio-fio”, elencou o gerente de Infraestrutura da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Renato Bittencourt.
Melhoria no escoamento da produção
Para os produtores, a pavimentação representa não apenas mais conforto, mas ganhos logísticos e econômicos. O técnico em agropecuária Antônio Oliveira, agricultor com lote no Projeto Formoso, afirma que a melhoria já pode ser percebida. “Por vezes, tínhamos dificuldade em escoar nossos produtos, inclusive havendo compradores que deixavam de comprar nosso produto por falta de acesso à escoação, o que dificultava nossa comercialização. Hoje vivemos outra realidade, já que, com essa pavimentação, o escoamento melhorou bastante”, relatou.
O Projeto Formoso é um importante polo de fruticultura da região, sendo um dos maiores produtores de banana do Brasil. A nova pavimentação é vista como mais um passo para fortalecer a cadeia produtiva, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento regional sustentável.
Fonte: Ascom/Codevasf