
Foto: Bruna Laja
5º Rede Capoeira acontece no Mercado Modelo e Espaço Cultural da Barroquinha com painéis, oficinas, rodas e shows de quarta-feira (24) a sábado (27)
De quarta-feira (24) a sábado (27), a capital baiana mostra mais uma vez para o mundo porque é considerada a meca da capoeira ao receber o 5º Rede Capoeira. Serão quatro dias dedicados a reverenciar os mais importantes mestres de capoeira do país e do mundo e celebrar essa arte maior agregadora de tantas linguagens. A programação é formada por painéis, que discutem passado, presente e futuro da capoeira no Brasil, por atividades culturais e de formação, como rodas, shows e oficinas, além das Seletivas Bahia e Mundo e Etapa Final dos jogos abertos Estação Paranauê, entre os maiores do mundo na atualidade.
Devido à montagem da estrutura do Carnaval de Salvador, os locais de realização do evento sofreram alterações. As atividades que aconteceriam na Praça da Sé e Praça da Cruz Caída passaram para o Mercado Modelo (Praça Cairu). Já os painéis acontecem no Centro Cultural da Barroquinha, como já estava previsto anteriormente. (Programação completa no PDF).
O convite do evento é para vivenciar a capoeira de uma maneira inovadora e propositiva. Celebrar com música, arte e dança, mas também refletir, repensar e revisar a história da capoeira a partir da trajetória de vida de 14 mestres octogenários que serão os grandes homenageados do evento, com a reunião de todos eles em sua abertura oficial, quarta-feira (24), 18h, quando estará presente a Ministra da Cultura Margareth Menezes.
Ao todo, serão quatro painéis que se dedicam a discutir temas como o reconhecimento dos mestres de capoeira como heróis populares, os redutos da capoeira no Brasil, a capoeira e sua atuação dentro da Economia Criativa, incluindo debate sobre a Lei dos Mestres, e o processo de internacionalização da capoeira.
Já entre as atividades de formação, acontecem a “Oficina Mestre João Grande”, com Mestre João Grande, “Oficina Legados do Mestre João Pequeno”, com Mestre Jogo de Dentro, “Oficina de Berimbau e Pandeiro”, com representantes da Fundação Mestre Bimba, a “Oficina É Regioná”, com Mestre Nenel e Mestre Cafuné, além de Oficina e Roda de Capoeira com Mestre Lobão e Mestre Acordeon.
Também serão destaques as atividades culturais, como rodas de capoeira, apresentação de samba-chula, cortejo do Bando Anunciador da Capoeira de Angola, shows das Ganhadeiras de Itapuã, encontro de samba de roda e shows de Tonho Matéria, Gerônimo e Viola de 12. (Programação completa no PDF).
O 5º Rede Capoeira é uma realização do Projeto Mandinga (@projetomandinga), com patrocínio master do Instituto Cultural Vale (@institutoculturalvale), via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BNDES e da Prefeitura Municipal de Salvador, com todas as atividades gratuitas.
Os mestres homenageados são os baianos Mestre João Grande, Mestre Acordeon, Mestre Boca Rica, Mestre Brandão, Mestre Felipe de Santo Amaro, Mestre Olavo, Mestre Pelé da Bomba, Mestre Brasília, Mestre Virgílio, Mestre Cafuné, Mestre Carcará, Mestre Curió, o carioca Mestre Celso e o sergipano Mestre Sombra.
Por Tatiane Freitas