Foto: Divulgação
TVE Entrevista com Bob Fernandes recebe Pilar del Río
O TVE Entrevista desta quinta-feira (28) recebe a jornalista, tradutora e escritora espanhola Pilar del Río. A edição vai ao ar às 20h, na TVE Bahia. Com apresentação do jornalista Bob Fernandes, o programa traz personalidades de diferentes áreas que se destacam na vida cultural, política, social e científica do país. O TVE Entrevista também será exibido no YouTube da emissora e para todo o Brasil por meio do canal 222 das novas parabólicas digitais.
Nascida em Sevilha, na Espanha, Pilar del Río construiu uma trajetória marcada pelo jornalismo, pela literatura e pelo ativismo social. Jornalista, tradutora e escritora, iniciou sua carreira durante a ditadura de Franco, período em que compreendeu a profissão como um instrumento de transformação social. Ao longo de sua atuação, consolidou uma trajetória voltada à defesa dos direitos humanos, da igualdade e do respeito às mulheres na sociedade.
Autora das obras A Intuição da Ilha: Os Dias de José Saramago em Lanzarote e Los Andaluces, Pilar foi responsável pelas principais traduções da obra do escritor português José Saramago, com quem foi casada. Também desenvolveu uma carreira sólida nos meios de comunicação, com passagens por veículos como a TVE (Televisión Española), Canal Sur, Cadena SER e como colunista do jornal El País.
Desde 2013, participa da elaboração da Declaração Universal dos Deveres Humanos, iniciativa idealizada também por José Saramago. Seu percurso intelectual e profissional foi construído de forma amplamente autodidata e prática. Pilar del Río recebeu importantes reconhecimentos, entre eles a Medalha da Andaluzia e o Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura. Atualmente, preside a Fundação José Saramago, instituição responsável pela preservação, organização e difusão do acervo pessoal e do legado do escritor português.
TVE Entrevista com Bob Fernandes recebe Pilar del Río
Quando: Quinta-feira (28), às 20h. Reprise no domingo (24), às 18h30
Onde: TVE, youtube.com/tvebahia e canal 222 das novas parabólicas digitais
Fonte: IRDEB
