Foto: Lucca Eloy
Abertura do 11º Festival Internacional de Capoeiragem reúne capoeiristas de diversos países na noite desta quinta-feira (29) em Salvador
Na noite desta quinta-feira (29), diversos países estiveram representados no Pelourinho, em Salvador, através da arte da Capoeira. Alunos, professores e mestres de países como Suíça, Alemanha, França, Canadá e EUA marcaram presença na cerimônia de abertura do 11º Festival Internacional de Capoeiragem. O evento, que acontece bianualmente na Bahia, desta vez tem como sede o Pátio da Ordem Terceira (POT) e conta com atividades até o dia 2 de fevereiro.
A abertura teve início às 19h, com os convidados vestindo trajes brancos e destaque para a presença do artista e ativista social Tonho Matéria. Uma grande roda de Capoeira foi o pontapé inicial da noite. Em seguida, um momento de homenagens colocou holofotes sob grandes nomes da arte, como os mestres Virgílio, Itapoan e Geni (em memória) e a mestra Rita Barquinha. Já os mestres Felipe, Curió e Pelé (em memória) receberam título honorífico de reconhecimento e mérito cultural oferecido pelo Instituto CTE Capoeiragem com chancela da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
“O festival tem cinco dias de programação e a gente não podia deixar de começar esse evento especial com homenagens aos mestres que fazem essa arte ser fortalecida e perpetuada até hoje. Nos próximos dias, vamos ter oficinas, torneio, rodas de conversa, encontro literário, passeio cultural e muito mais. Todo o público de Salvador está convidado para assistir e participar e também turistas porque já temos capoeiristas de 20 nacionalidades diferentes inscritos para as atividades”, disse mestre Balão, idealizador do evento e presidente do CTE Capoeiragem.
A portuguesa Olga Monteverde Wallraff, de 44 anos, conhecida na capoeira como Arco-Íris, marcou presença no evento pela quinta vez. Ela, que começou a fazer aulas de Capoeira aos 16 anos, hoje é professora na Alemanha, passando aos alunos os conhecimentos que aprendeu. Durante o festival, ela vai ministrar oficinas e será uma das formandas, passando a ser reconhecida como contramestre. “Vai ser uma grande responsabilidade dar aula de Capoeira na Bahia, mas estou muito honrada com o convite. Vir ao festival é maravilhoso e a minha parte preferida é, certamente, a noite de abertura porque podemos ver os mestres antigos, todo mundo reunido e muita emoção”, disse Olga.
A noite de abertura ainda marcou o lançamento do primeiro livro de mestre Balão, que trata sobre o poder transformador da Capoeira. Em ‘Capoeiragem Mirim e a Educação Holística - Um estudo de caso sobre educação na Capoeira’, o agora escritor, que é responsável pelo projeto social Capoeiragem Mirim, compartilha os resultados de um estudo de caso sobre a edição do projeto que aconteceu em Camaçari, em 2022. Cerca de 100 crianças e adolescentes foram acompanhados antes, durante e depois do período de aulas.
Com realização da Escola Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, através do Instituto CTE Capoeiragem, o festival se consolida como um dos mais importantes encontros dedicados à valorização e difusão da Capoeira no mundo. Na cidade que é berço dessa expressão cultural, reúne praticantes, mestres e admiradores de diversas nacionalidades em uma verdadeira celebração de conhecimento, tradição e diversidade.
O local do festival tem acesso livre para o público, que pode acompanhar gratuitamente o encontro literário, o batizado, a troca de graduação, a formatura e o Torneio Ubuntu, assim como a Romaria dos Capoeiras. Já para participar das oficinas, palestras e rodas de conversa é preciso estar inscrito. As inscrições acontecem através do formulário no site festivalcapoeiragem.com.br. Elas são feitas a partir de pacotes de valores variados com diferentes combinações das atividades disponíveis. Nos dias do evento, as inscrições para as atividades avulsas poderão ser realizadas no local do evento mediante disponibilidade de vagas.
Programação
No dia 30 de janeiro, a partir das 9h, também no Pátio Ordem Terceira, o festival será dedicado ao torneio e às oficinas. As oficinas serão de Capoeira e Capoeira Contemporânea para crianças e adultos. Já o Torneiro Ubuntu de Capoeira será voltado ao público infantojuvenil. Na atividade, que remete ao termo africano que significa “eu sou porque nós somos”, todos poderão competir com união, enfatizando a importância da coletividade, da empatia e do espírito de equipe. À noite, ainda acontecerão batizado, troca de graduação e a tão esperada formatura.
No dia 31 de janeiro, o festival terá uma programação especial no Recôncavo baiano. Os inscritos na atividade sairão em direção a Santo Amaro para conhecer locais históricos da cidade. Lá, haverá a palestra “O Maculelê do Mestre Popó”, com a professora Maria Mutti, uma oficina de Maculelê com mestre Macaco e uma oficina de Capoeira com mestre Folha. Para encerrar, antes do retorno a Salvador, mestra Rita da Barquinha, uma das homenageadas na abertura do festival, conduzirá uma vivência de Samba de Roda na Ação Griô.
De volta ao Pelourinho, no dia 1º de fevereiro, a partir das 10h, o festival terá Encontro Literário e Feira Literária, com seis rodas de conversa conduzidas por Antônio Liberac, mestre Balão e Luís Victor Castro. Pesquisadores de universidades estaduais e federais da Bahia ligados à Capoeira irão discutir temas como a economia da Capoeira e as mulheres na Capoeira.
Encerrando a 11ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem, no dia 2 de fevereiro, as ruas do Rio Vermelho serão palco da 5ª edição da Romaria dos Capoeiras. Aberta ao público e gratuita, a atividade terá concentração às 4h30, no Largo da Mariquita, com música, Capoeira e samba sob o comando do músico, artista e ativista social Tonho Matéria. Em desfile, os participantes irão até a Rua Fonte do Boi, em frente ao Hotel Mercure, onde acontecerá uma grande roda de samba. Além da Escola CTE Capoeiragem e do Instituto CTE Capoeiragem, o desfile terá parceria da Associação Cultural de Capoeira Mangangá e do Bloco da Capoeira.
SERVIÇO
11º Festival Internacional de Capoeiragem
Data: De 29 de janeiro a 02 de fevereiro
Local: Pátio Ordem Terceira (POT), Rua da Ordem Terceira - Pelourinho
Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, acesse o site festivalcapoeiragem.com.br.
Para mais informações: @festivalcapoeiragem | (71) 982435434 | (71) 991790025.
Por Gabriela Bandeira
