Foto: Divulgação
Modelo baiana desfila para a Valentino durante a ‘Semana de Alta-Costura em Paris’
Nesta quarta-feira, 28, as atenções da ‘Semana de Alta-Costura’ em Paris se voltam para a modelo brasileira Josefa Santos, que retorna às passarelas para desfilar pela grife Valentino. O destaque consolida a trajetória da nordestina nesta temporada, após ter conquistado o público e a crítica logo na abertura do evento, quando participou da première de alta-costura de Jonathan Anderson, à frente da Dior.
“É uma correria boa. Você está em Paris o tempo todo correndo: faz casting, vai na agência. ‘Josefa, você precisa estar em tal lugar. Josefa, você precisa estar em outro lugar’. Tá sendo incrível. É uma sensação maravilhosa”, comenta a modelo. “Poder viver isso com grandes modelos, estar em backstage com modelos que eu só acompanhava, antigamente, pela TV e redes sociais, é incrível. Nunca imaginei estar onde estou hoje”, afirma.
A Semana de Alta-Costura, maior evento ‘couture’ da temporada de verão, segue encantando parisienses e brasileiros. Além de Josefa, a torcida pelo Brasil conta com Beatriz Santos. Antes mesmo do início oficial da programação, Beatriz foi protagonista da nova coleção ‘Fall-Winter 2026’ do designer francês Alexandre Mattiussi, fundador da Ami Paris.
“É uma experiência surreal. Era algo que eu via só pela TV, rede social... e eu me perguntava: meu Deus, quando que eu vou chegar lá? Não imaginava chegar tão nova, com 18 anos. Eu conquistei Paris. Todos os dias eu penso: meu Deus, estou em Paris!”, brinca Beatriz Santos.
A dupla de modelos está acompanhada da empresária Mônica Mota, CEO da Model Club Agency, que chega pela primeira vez ao “maior circuito fashion de verão” para posicionar o Brasil no topo do mercado fashion internacional. Considerada uma "fada madrinha" por suas agenciadas, Mônica não esconde a emoção ao acompanhar o sucesso e o desenvolvimento de talentos brasileiros em solo europeu.
“Estar com as modelos, em Paris, me faltam palavras. É como uma mãe que vem ver o sucesso dos filhos, e eu vim ver de perto. E me emociono todos os dias. Eu choro, porque todo dia é uma novidade diferente. De ver o crescimento delas, de ver todo o trabalho construído. De toda a equipe que eu agradeço muito. Estar em Paris vivendo isso, é motivo de só agradecer”, revela a empresária.
Até o dia 29 de janeiro, as máisons associadas à Fédération de la Haute Couture et de la Mode, como Dior, Schiaparelli, Chanel, Giambattista Valli e Valentino, além da italiana Giorgio Armani Privé, seguem apresentando peças autorais que definem os rumos da moda global nesta temporada de verão.
Por Anna Vilarina
