Os professores Rita de Cassia Vieira, do Departamento Regional (DR) de São Paulo; Heloísa dos Santos, do DR Pernambuco; e Kleison Paiva, do DR Pará, conquistaram, respectivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares da categoria / Foto: Divulgação
Senac é hexacampeão da Maratona Cisco
O Senac foi o campeão nacional da 11ª Maratona CiberEducação Cisco Brasil, na categoria principal Redes Nacional. É a sexta vitória consecutiva da Instituição naquela que é considerada a maior competição brasileira de capacitação em segurança cibernética.
Esta edição mobilizou mais de 14 mil alunos de 21 Academias Senac pelo Brasil – representando cerca de 30% do total de participantes no evento. Dos 9.010 alunos concluintes da Maratona, 40% são da Instituição, conquistando 27% das bolsas de estudos ofertadas pela gigante de tecnologia Cisco (1.500 no total). Criada em 2020, a Maratona Cisco já beneficiou milhares de estudantes com vagas em cursos nesse segmento.
Os professores Rita de Cassia Vieira, do Departamento Regional (DR) de São Paulo; Heloísa dos Santos, do DR Pernambuco; e Kleison Paiva, do DR Pará, conquistaram, respectivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares da categoria. O Senac ficou ainda com o segundo lugar na categoria +Mulheres Formadas em Tecnologia da Informação, representado também pela professora Rita Vieira.
O Programa CiberEducação, da Cisco, é organizado em fases. Além da maratona de treinamento, que capacita alunos em segurança digital, oferta oportunidades de estágio e trabalho aos participantes.
Educação transformadora e inclusiva
A professora Rita Vieira atua no Senac desde 2018. “Minha escolha pela área de TI começou durante a formação técnica, concluída em 2012. Nesse período, percebi a presença de mulheres na tecnologia, o que me fez enxergar uma possibilidade de carreira – especialmente em Redes e Infraestrutura, áreas em que a presença feminina ainda é menos comum”, explicou a professora campeã. Ela credita o excelente resultado na Maratona ao trabalho em equipe: “Essa conquista é fruto de um esforço coletivo de incentivo e aprendizado. Participar da competição só foi possível com a dedicação dos docentes, o estudo dos alunos e uma parceria bem legal entre professores, coordenação, gerência”, ressaltou.
A docente entende que participar de ações desse tipo tem grande impacto no futuro profissional dos alunos: “Eles passam a enxergar novas possibilidades na TI, buscar certificações e se envolver em projetos práticos. Ver uma conquista desse porte de perto mostra que é possível ir além do conteúdo técnico e transformar conhecimento em oportunidade”, celebra. Aos 29 anos, Rita aplaude o fato de o Senac abrir caminhos para que cada vez mais mulheres se sintam seguras e capacitadas a ocupar espaços em um segmento ainda majoritariamente masculino. “Essa vitória mostra o poder da educação transformadora afirmativa e tudo que podemos alcançar quando temos incentivo, estrutura e confiança”, conclui a docente.
O prof. Kleison Paiva atua no Senac em Santarém, no interior do estado, e ficou satisfeito em perceber como essa atuação local tem impactos nacionais: "Vejo essa conquista como um resultado importante tanto pessoal como profissional. Buscamos parcerias com outras instituições que também entenderam a importância desse curso, que é ofertado gratuitamente pela Cisco, como uma formação muito interessante. Estar entre os três melhores da Maratona no país, mostra que do interior do Pará, do interior da Amazônia, estamos tendo impacto nacional em nosso papel como agente de transformação digital e inclusão tecnológica", enfatizou.
Parcerias estratégicas
O estabelecimento de parcerias com grandes empresas de TI – firmadas por meio do Programa Senac de Educação Profissional 4.0 – tem possibilitado à Instituição levar a docentes, alunos e alunas recursos tecnológicos de última geração, turbinando o aprendizado.
“Sem dúvida, essa foi a nossa maior participação em Maratonas Cisco NetAcad, atestando o compromisso do DN na gestão do Comitê Executivo das Parcerias Estratégicas de TI do Programa 4.0. Isso comprova o amplo engajamento dos Departamentos Regionais, desde equipes técnico-pedagógicas até docentes, alunos e o público em geral”, comemorou a gerente de Programas e Gestão Educacional do Senac Nacional, Kelly Teixeira, à frente da iniciativa.
No último ano, mais de 60 cursos da área de Tecnologia foram repaginados para ficarem ainda mais aderentes às inovações mercadológicas. A Instituição ampliou também os investimentos em infraestrutura de ponta para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.
Seus resultados podem ser vislumbrados nas inúmeras premiações que o Senac vem recebendo, sendo considerado já uma referência na formação em TI. A Instituição venceu também no primeiro semestre duas importantes categorias em uma competição internacional: a 1ª Cisco NetGames Latam 2025, com excelente participação do DR PR. Disputando com cerca de 250 instrutores de 176 instituições de educação profissional de 18 países da América Latina, o Senac ficou em primeiro lugar nas categorias Academia de Novos Instrutores e Novos Instrutores.
Por Andréia Constâncio
