Evento marcou o lançamento da temporada Unearthed (Desenterrado) e reuniu 56 equipes na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, em Salvador. Foto: Divulgação Sistema FIEB
Jovens talentos dão início à nova temporada do Torneio SESI de Robótica na Bahia
A nova temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL) 2025-2026 começou oficialmente na Bahia. O Engaja FLL BA – Lançamento da Temporada Unearthed (Desenterrado) foi realizado no último sábado (8), na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, em Salvador, reunindo 56 equipes de escolas SESI, públicas, particulares e equipes de garagem apoiadas pelo SESI.
Com o tema Unearthed, que significa “Desenterrado”, os estudantes são convidados a explorar as conexões entre ciência, história e cultura, solucionando desafios do mundo real por meio da robótica, da pesquisa e da inovação. Para inspirar os participantes, o evento contou com a presença dos arqueólogos Rimara Motta e Mateus Rizério, do IPHAN, que relacionaram o tema à importância da preservação e do conhecimento sobre o passado.
O coordenador de Robótica da Rede SESI na Bahia, Fernando Didier, destacou a força transformadora do projeto. “A gente entende que é um projeto social que transforma vidas. Trabalhamos com alunos que muitas vezes não são os considerados ‘excepcionais’, mas que encontram na robótica uma nova forma de aprender, de se envolver e de acreditar no próprio potencial. Esse é o verdadeiro valor do FLL”, afirmou.
O lançamento também contou com o sorteio das salas de avaliação dos torneios regionais, etapa preparatória para o Festival SESI de Robótica da Bahia, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, reunindo as equipes classificadas do SESI e de escolas públicas, particulares e de garagem que são apadrinhadas pela Instituição.
Entre os participantes, o entusiasmo era visível, especialmente entre os que estreavam no torneio. O estudante Júlio Henrique, 10 anos, da Escola Municipal Antoniel Nogueira Libório, de Pojuca, contou que está animado para aprender coisas novas. “A robótica traz muita alegria pra gente e também conhecimento. A gente vai aprender muita coisa, como as partes mecânicas e elétricas. Estou muito feliz por essa oportunidade”, disse.
Fernanda Machado, 12 anos, do Colégio Nossa Senhora da Luz, já participa de competições na escola, mas participará pela primeira vez do regional. “Estou bem nervosa, mas com uma expectativa muito grande. Gosto muito de robótica e dessa parte da interação. Acho que a gente vai conseguir bons resultados”, contou a estudante.
Já Pedro Arrais, 12 anos, aluno do SESI, destacou a confiança da sua equipe, Gênius. “A gente está indo bem nas apresentações e confiante para o torneio. Se Deus quiser, a gente chega ao Nacional”, disse o adolescente que já teve oportunidade de ver de perto o último torneio, onde participou como aprendiz.
Fonte: Ascom/FIEB
