Foto: Divulgação
ENEM 2025: preparação física e emocional são aliadas para um melhor desempenho
Com a chegada do ENEM 2025, que começa neste domingo, dia 09 de novembro, os estudantes convivem com a mistura entre expectativa e ansiedade. A reta final é hora de rever conteúdo, mas o desafio é cuidar do corpo e da mente para garantir foco e tranquilidade nos dias das provas. Além do estudo, a performance também depende de pequenas atitudes capazes de fazer diferença no resultado. “O importante, nesse momento, é ter a consciência de que todo o conteúdo foi estudado durante o ano inteiro. Por isso, as dicas no sentido de equilibrar corpo e mente, nessa reta final”, explica o Diretor do Colégio Cândido Portinari, Aleci Silva.
Uma das recomendações é simular situações de desconforto, como estudar em ambientes mais quentes, com ruídos leves ou sentado por longos períodos, para acostumar o cérebro a possíveis imprevistos no dia da prova. Outra estratégia importante é criar um ritual próprio de foco, com ações simples que ajudem o corpo a entrar no estado de concentração com mais rapidez. Respirar profundamente antes de começar, utilizar sempre a mesma caneta ou iniciar o estudo com uma música específica são práticas que ajudam a reduzir a ansiedade e sinalizam ao cérebro que é hora de se concentrar.
A qualidade do sono também ganha destaque nessa reta final. Manter horários regulares, evitar telas antes de dormir e adotar técnicas de relaxamento contribuem diretamente para uma mente mais descansada, com mais clareza e equilíbrio emocional. “Ao decorrer dessa semana, os estudantes do Portinari participarão de aulas de relaxamento e yoga, especialmente planejadas para aliviar a tensão, melhorar a concentração e regular o sono, fatores essenciais para o bom desempenho”, ressalta Aleci.
O sucesso no ENEM não depende apenas de conhecimento, o equilíbrio emocional e físico também é parte fundamental da jornada. “O período pré-ENEM é, sobretudo, um momento de reconhecer o caminho percorrido e valorizar o crescimento de cada estudante ao longo dos anos. Afinal, a prova é de estratégia, não de perfeição, e o mais importante já foi conquistado: a trajetória até aqui”, conclui Aleci.
Para apoiar os estudantes nessa fase decisiva, o Colégio Cândido Portinari criou um conjunto de ações que unem preparação acadêmica e bem-estar. O destaque é o PassaPorti, com aulões focados no ENEM, revisão estratégica e incentivo à confiança e ao trabalho em equipe, reforçando que o aprendizado acontece dentro e fora da sala de aula, envolvendo disciplina, autoconhecimento e serenidade diante dos desafios.
Por Pietro Rana
