Foto: Divulgação
Publilike - a agência de marketing baiana que tem se destacado por integrar Inteligência Artificial em suas operações e entregas criativas
A agência de marketing Publilike atua no mercado baiano de forma inovadora e criativa, ao unir pessoas e tecnologia. A empresa se destaca por suas ações a partir do uso da Inteligência Artificial, aplicada em grande parte de suas atividades e operações, da concepção de campanhas à geração de conteúdo, automação de atendimentos e criação de avatares digitais. Idealizada pelo publicitário Silvio Teixeira, a empresa nasceu em 2021, com o intuito de oferecer soluções inteligentes que potencializam os resultados de marcas e empresas de diversos segmentos, mesclando estratégia, criação e execução.
“Nós nascemos com o intuito de redefinir a forma de fazer comunicação estratégica, agindo de maneira assertiva com eficiência e resultados. Graças à inserção da Inteligência Artificial no nosso dia à dia, conseguimos atender nichos altamente técnicos e segmentados, adaptando linguagem, tom e estratégia a cada público. Mais do que uma agência, somos um ecossistema guiado por boas ideias e com soluções digitais”, informa Silvio Teixeira, fundador e CEO da Publilike.
No ano de 2025 o IAB Brasil realizou um estudo, em parceria com a Nielsen, sobre o uso de Inteligência Artificial no mercado de publicidade digital. A pesquisa intitulada “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital”, indicou que 80% dos profissionais de marketing já utilizam IA em suas estratégias. Em relação à essa prática, 80% afirmou que aumenta a eficiência, enquanto 68% notaram maior velocidade nos processos.
Na Publilike a Inteligência Artificial atua como uma facilitadora, junto aos 5 funcionários, incluindo Laile, sua persona digital. Utilizada para otimizar processos e tornar a rotina mais articulada, a empresa consegue realizar tarefas com mais eficiência, aprimorar a experiência do cliente e elevar as taxas de conversão com esta estruturação. Entre seus principais parceiros estão, Novalift, empresa do setor de petróleo e gás, especializada em elevação artificial; Austral Engenharia, referência em engenharia elétrica industrial, automação e manutenção; Biomolecular, laboratório especializado em análises moleculares com foco em RT-PCR.
“Essas cases evidenciam nossa capacidade de compreender e traduzir a complexidade de mercados técnicos por meio de uma estratégia eficiente, clara e envolvente. O mundo real e fictício se juntam para acelerar resultados, reduzir custos e criar mantendo a essência e o toque humano que fazem parte do nosso DNA que são diferenciais impossíveis de ignorar”, conta Silvio Teixeira.
O empreendimento também atua na criação de avatares digitais e foi a responsável, não somente pela idealização de Laile, mas por sua criação completa: identidade, modelagem 3D e personalidade para atuar no mundo virtual como uma espécie de porta-voz digital. Utilizada como uma facilitadora das demandas, Laile chegou para operar no whatsapp, mas devido a sua popularidade, tornou-se também a influenciadora digital da empresa. A persona, que é ousada, futurista, sagaz e bem humorada imprime o posicionamento da Publilike, com uma mente artificial guiada de opinião e propósito.
“A nossa ideia era criar uma personagem com autenticidade, presença e expressão emocional. Laile traz consigo o diferencial no seu atendimento humanizado, ela não atende apenas aos comandos pré estabelecidos nas conversas, mas atende de acordo com a necessidade do usuário, incluindo o envio de áudios. Já no Instagram, traz conteúdos relevantes. Nós acreditamos que o futuro do marketing já começou, e ele é inteligente, humano e acessível”, conclui Silvio Teixeira.
