
Foto: Divulgação
TEVX leva soluções integradas para mobilidade inteligente e sustentável no Connected Smart Cities 2025
A TEVX marca presença no Connected Smart Cities 2025, principal fórum sobre cidades inteligentes da América Latina, com um portfólio robusto de soluções integradas para impulsionar a mobilidade inteligente e sustentável. Sua proposta é auxiliar empresas, cidades e estados a implementarem não somente a eletromobilidade de forma estruturada — cobrindo desde o planejamento estratégico até a entrega de infraestrutura e o dimensionamento da frota, visando construir processos mais eficazes e inteligentes — mas também tecnologias integradas de cidades inteligentes, com foco em inovação e sustentabilidade.
“No passado, o conceito de cidades inteligentes estava focado em conectividade. Hoje, a missão central é a prestação de serviços ao cidadão de forma eficiente, considerando a redução de emissões, a otimização de custos com tecnologia e o aprimoramento dos serviços. Isso abre uma oportunidade para mapear as reais necessidades dos cidadãos em conjunto com os Municípios e Estados, e utilizar a eletromobilidade sustentável como uma das verticais impulsionadoras para melhorar serviços específicos e elevar ainda mais o patamar de qualidade nas Cidades e Estados”, explica o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza.
Com mais de 25 anos de experiência na área, Cadu ressalta que o mobiliário urbano pode ter múltiplas funções, como postes inteligentes que abrigam iluminação LED, câmeras de segurança e bases para recarga de veículos elétricos. “Essa rede inteligente também pode suportar sensores para contribuir na prevenção de alagamentos e deslizamentos. Os semáforos podem ser programados para criar ‘zonas verdes’ ou dar prioridade a ambulâncias e bombeiros, além de otimizar o fluxo dentro das cidades”.
Valendo-se de uma equipe multidisciplinar experiente, a TEVX expandiu suas operações para atender a essa nova visão do mercado. Inicialmente focada em veículos elétricos como caminhões, vans e ônibus, a empresa agora oferece uma gama completa de soluções, incluindo mapeamento e estruturação de redes de carregamento rápido, estudos de viabilidade técnica e econômica, fornecimento de carregadores inteligentes e entrega de veículos elétricos prontos para operação. Essa abordagem ampla consolida a empresa como um agente fundamental na transição para cidades mais limpas, eficientes e inteligentes.
Portfólio Amplo - Em seu estande, a TEVX irá receber clientes e parceiros estratégicos e demonstrar suas tecnologias. A marca apresentará um portfólio completo de produtos da Higer Bus, com a linha de ônibus elétricos (Azure9, Azure 12 e Fencer), vans elétricas de carga e passageiros, além de um caminhão elétrico ainda não apresentado no país.
Com uma operação descentralizada, a empresa atua com veículos elétricos em diversas cidades brasileiras, como Cascavel (PR), Belém (PA) e Aracaju (SE). A TEVX também inclui em seu portfólio projetos de estruturação completa da eletromobilidade, como o do Aeroporto de Congonhas (SP), onde estreou com a solução integrada, incluindo infraestrutura de energia, carregadores e os ônibus elétricos. A marca agora avança na construção de projetos que permitam a ampliação da eletromobilidade urbana sustentável em vários pontos do Brasil.
Painéis Estratégicos - Durante o Connected Smart Cities, o CEO da TEVX, Cadu Souza, participará de dois painéis de destaque. No dia 24 de setembro, das 9h às 10h30, no Palco 14 – PMU, ele demonstrará cases de sucesso reais em que a equipe da TEVX participou e que comprovam a viabilidade da eletromobilidade no país. O painel ainda contará com a participação de Prefeitos que irão compartilhar as experiências de seus respectivos casos.
À tarde, das 14h30 às 15h30, no Palco 27 – Cidade Center Norte, Cadu Souza participará do debate de como a inovação sustentável pode gerar impactos reais no cotidiano urbano, destacando iniciativas em logística verde, mobilidade elétrica e energia limpa.
A participação da TEVX no Connected Smart Cities reforça seu compromisso com o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis, contribuindo para uma nova era da mobilidade sustentável integrada: mais limpa, acessível e eficiente.
Por Luiz Ferreira