
Foto: Divulgação
Fundação Banco do Brasil participa de evento com foco no impulsionamento da comunicação popular e periférica
Aconteceu na última quinta-feira, 18, em Salvador (BA), o 2º Encontro de Mídias Periféricas promovido pelo Território Mídias Brasil (TMB), um projeto apoiado pela Fundação Banco do Brasil que tem como foco integrar e fortalecer coletivos de mídia independente da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. O evento, presencial e gratuito, vem sendo reconhecido como a celebração das vozes que narram o Brasil a partir das periferias, fortalecendo redes, saberes e práticas de comunicação popular.
O presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, participou da atividade e destacou a importância de incentivar a comunicação popular. “O grande barato da atuação da Fundação Banco do Brasil é que, além de ser investidora social, ela tem a capacidade de ouvir e articular”, disse o presidente.
De acordo com Kleytton Morais, a Fundação BB tem sido uma grande parceira do TMB, disponibilizando recursos e tecnologias sociais que ajudam a impulsionar o trabalho das mídias periféricas, engajar as comunidades e combater a desinformação que afeta principalmente as populações mais vulneráveis.
Além de Kleytton Morais, participaram do evento os jornalistas Emília Mazzei, Paulo de Almeida Filho, Altamiro Borges e o advogado e comunicador Jailton Andrade, que discursaram sobre a importância da comunicação para a população das periferias.
Para Cecília Figueira, coordenadora Território Mídias Brasil, o projeto visa democratizar a comunicação e também fortalecer a rede de agentes de comunicação das periferias. “A luta por uma comunicação popular é o sonho de toda minha trajetória. E um sonho só se torna realidade quando a gente se junta, se une. A Fundação Banco do Brasil e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé são parceiros que acreditam na força popular. E, além de acreditar, dão subsídio para realizar“, ressaltou.
Encontro de Mídias Periféricas
O 1º Encontro de Mídias Periféricas foi realizado em junho no Rio de Janeiro. Os próximos eventos serão em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O encontro, promovido pelo projeto Território Mídias Brasil, conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e se destaca pela troca de experiências e pela discussão sobre o fortalecimento da comunicação nas periferias, reunindo comunicadores populares, representantes de mídias periféricas, ativistas e apoiadores de movimentos sociais.
Além de encontros presenciais e virtuais, o projeto inclui a criação de uma plataforma digital e a realização de cursos, capacitando os comunicadores populares para atuarem de forma mais eficaz na luta contra a desinformação e na promoção da democracia. A iniciativa pretende englobar 400 coletivos de comunicação popular em diversas áreas, como zines, jornais, rádios e TVs comunitárias.
Sobre a Fundação BB
Há 40 anos, a Fundação Banco do Brasil busca inspirar cada brasileiro a se tornar um agente de transformação da sociedade. A instituição acredita na força do coletivo para encontrar soluções viáveis na superação dos desafios e promoção do desenvolvimento sustentável. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,7 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,8 milhões de pessoas de 3.400 municípios no país.
Por Caroline Veiga