
Caroline Tabet, Among The Folds and The Chasms, 2022
FotoRio 2025 integra Temporada França-Brasil com exposições que unem continentes
A programação da Temporada França-Brasil 2025 no Rio de Janeiro, que começou com a Flip em Paraty e contou com o ciclo de filmes Nós Cosmopolitas na capital, tem continuidade com importantes exposições fotográficas que fazem parte da programação do FotoRio 2025.
A partir do dia 9 de setembro, o FotoRio 2025 abre sua nova edição no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, com nove exposições que exploram diversos campos da fotografia contemporânea, do documental ao performativo, do político ao poético.
As mostras que integram a Temporada França-Brasil:
- Mulheres: identidade e meio ambiente — Uma cartografia sensível: Com curadoria de Ioana Mello e Jean-Luc Monterosso (fundador da Maison Européenne de la Photographie, em Paris), a exposição reúne artistas que exploram as relações entre corpo, território e ancestralidade feminina.
- Sóis Negros: Exposição de artistas afro-guianenses que propõem um diálogo entre a produção contemporânea e a cultura visual afrodescendente, com forte influência da tradição francófona.
- Nego Fugido – Memórias Quilombolas, de Nicola Lo Calzo: Projeto documental sobre resistência negra na Bahia, que une história, fotografia e poética visual.
Todos os artistas, brasileiros e internacionais, estarão presentes na abertura das exposições no dia 9 de setembro, promovendo o diálogo direto com o público.
Além da participação no FotoRio, a cidade do Rio de Janeiro receberá eventos importantes para a Temporada, como o foco francês no “Festival do Rio”, um dos maiores eventos de cinema da América Latina, que acontece de 2 a 12 de outubro, e os espetáculos da Ópera de Paris: “Melodies Françaises et melodias brasileiras”, no Teatro FIRJAN Sesi e “Bizet e Seus Contemporâneos”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Outros destaques da programação no Rio de Janeiro:
Debates e literatura: “FLUP recebe a França Periférica: Escrevivências do Caribe” acontece em Madureira, de 19 a 23 de novembro, e receberá uma delegação de autores, pensadores e artistas franceses da Martinica, Guadalupe e África.
De 24 a 26 de outubro acontece o “Festival WOW – Mulheres do Mundo” na Maré, recebendo a iniciativa “Regards Créoles, Féminins Croisés”, com participantes que virão da Guiana, de Martinica e de Guadalupe. Isabelle Rome, embaixadora dos Direitos Humanos e ex-ministra da Igualdade de Gênero da França, e Chrstiane Taubira, ministra da Justiça no governo François Hollande, confirmaram participação.
A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro recebe, em dezembro, o evento de comemoração “França-Brasil: 200 Anos de Relações e Poéticas”, celebrando a relação diplomática entre os dois países.
Cinema: A “Mostra de Cinemas Africanos”, único festival brasileiro dedicado exclusivamente aos cinemas africanos contemporâneos, acontecerá entre 10 e 15 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil
Música: No dia 11 de outubro o Centro Cultural Banco do Brasil recebe o concerto “Músicas Barocas de Versailles”.
Artes visuais: A instalação de esculturas e vídeos “WIND – Esculturas de Vento” de Marie Hego acontece nos dias 26 de setembro, 3,10 e 17 de outubro na Praia de Ipanema, em frente ao Kiosk Alalaô.
Sobre a Temporada França-Brasil 2025
Iniciada
pelos presidentes de ambos os países, a Temporada celebra 200 anos de
relações diplomáticas. É organizada pelo Instituto Guimarães Rosa e pelo
Institut français, com o apoio de um extenso comitê de mecenas,
incluindo grandes empresas como ENGIE, L’Oréal, LVMH, Carrefour, Banco
do Brasil e Petrobras.
Por Carolina Amoedo