
Capacitação da campanha “Respeito é inegociável” promovida pela Braskem. (Foto: Divulgação)
Braskem será homenageada no XVII Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT+ Bahia
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, será homenageada no XVII Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT+ Bahia. Concedida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a honraria reconhece empresas e entidades que promovem iniciativas em prol da diversidade, inclusão e cidadania LGBTQ+ no Brasil. A cerimônia, para convidados, será realizada, nesta sexta-feira (5), no Terraço do Arquivo Público Municipal, em Salvador.
“Há muito tempo a Braskem promove políticas afirmativas em prol da diversidade em seu quadro funcional, garantindo que pessoas LGBTQ+ tenham oportunidade de ser elas mesmas. Por estas e outras contribuições, o GGB escolheu a empresa como uma das homenageadas do prêmio deste ano”, aponta Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia.
Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, a homenagem reforça o compromisso da empresa com a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais diverso, inclusivo e respeitoso. “Acreditamos que a pluralidade de identidades, histórias e vivências é um pilar fundamental para a inovação e para o fortalecimento da cidadania. Esse reconhecimento do GGB nos motiva a seguir com as iniciativas que valorizem a equidade e garantam que todas as pessoas possam ser quem são, com dignidade e oportunidades iguais”, destaca.
Gustavo Castro, líder Técnico da Manutenção da Braskem na Bahia é prova viva de como a inclusão transforma. “Quando entrei na empresa, em 2015, eu ainda não era assumido para todos - apenas para alguns amigos próximos. Foi durante uma palestra sobre a rede de afinidade LGBTQIA+ que encontrei coragem para conversar com meu líder e com a equipe. Ali começou uma jornada de liberdade e autenticidade. E quem ganha com isso não é só a pessoa que se liberta, mas também a empresa, que passa a contar com um profissional mais motivado, feliz e inteiro”, afirma.
Respeito ao ser humano - Todas as iniciativas da Braskem são orientadas pelos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (DUDH), que asseguram dignidade, igualdade e não discriminação para todas as pessoas - incluindo aquelas com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.
Dentre as principais ações da companhia está a contratação e retenção de talentos LGBTQ+ por meio de políticas afirmativas que assegurem a diversidade entre seus integrantes, com foco em garantir oportunidades iguais para pessoas LGBTQ+. Além disso, a empresa também investe em educação e conscientização interna por meio de programas contínuos de sensibilização.
Esses programas incluem treinamentos e workshops que abordam o respeito à diversidade, combate à LGBTfobia e valorização das diferenças, além de discussões sobre o uso correto de pronomes e respeito à identidade de gênero. São realizadas também campanhas internas educativas que promovam o diálogo entre colaboradores e ajudam a desconstruir estereótipos e preconceitos.
As práticas de inclusão da Braskem renderam à empresa diversos reconhecimentos, a exemplos do Pacto Global e Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU, por boas práticas em Direitos Humanos; e o Selo da Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), da Prefeitura de Salvador, em 2024.
Por Gabriel Gonçalves