
Foto: Divulgação
Trilha das Descobertas leva experiências lúdicas e educativas a mais de 1.400 crianças em Dias d’Ávila
Mais de 1.400 alunos da rede municipal de ensino de Dias d’Ávila serão beneficiados com o projeto Trilha das Descobertas, lançado na manhã desta quinta-feira (7), no Centro de Formação de Professores do município. A iniciativa que une educação, ludicidade e desenvolvimento humano é realizada pela Evoluir, com patrocínio da Braskem, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Voltado para alunos de 4 a 6 anos, o projeto contempla cinco escolas municipais com atividades que estimulam a curiosidade, a autonomia e a criatividade. Por meio de “caixas de descobertas”, as crianças têm acesso a materiais para desenhar, pintar, brincar e explorar, promovendo vivências significativas que dialogam com os cinco campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular: Identidade e Subjetividade; Corpo e Cultura; Estética e Sentidos; Comunicação e Linguagens; Formas e Ritmos.
Para Ruth Oliveira, analista de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, apoiar iniciativas como essa é parte do compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas à atuação da petroquímica. “Acreditamos que a educação é uma das principais ferramentas de transformação social. Ao apoiar o Trilha das Descobertas, estamos contribuindo para um futuro mais justo, inovador e sustentável, investindo no potencial das próximas gerações”, destaca.
Para a secretária de Educação de Dias d’Ávila, Jeane Cruz, o projeto abre novas possibilidades para a garantia de um ensino qualificado aos alunos. “A aprendizagem não se resume no exercício em sala. A atividade de aprendizagem também é a oportunidade de sonhar, de construir e de criar. E isto se dá principalmente no exercício da leitura, da escrita, de livros novos, de movimentos novos, do acesso a novos materiais didáticos que possam levar o nosso aluno a viver coisas novas, mergulhar no mundo da imaginação”, destaca a secretária, presente no evento de lançamento do projeto, ao lado da gerente de Educação do município, Jeane Moura; além de representantes da Braskem, da Evoluir e de outras autoridades locais.
“O brincar é uma poderosa ferramenta de aprendizado e desenvolvimento. Em um mundo cada vez mais acelerado e tecnológico, valorizar o brincar livre é essencial para promover competências socioemocionais, como empatia, colaboração e resolução de conflitos; e cognitivas, como criatividade, pensamento crítico e raciocínio lógico. É o investimento mais importante no desenvolvimento integral da criança”, afirma Priscila Col Del Nero, coordenadora do projeto.
O projeto promoverá a capacitação de 30 educadores para que possam adaptar os conteúdos às suas realidades locais e atuar como facilitadores do desenvolvimento das crianças, respeitando seus ritmos e potencialidades. As escolas municipais contempladas nesta edição do Trilha das Descobertas são: Cristo Rei, Eutródia Carvalho dos Santos, José da Conceição Almeida, Ayrton Carlos Nunes e a Escola Municipal do Bosque.
Por Gabriel Gonçalves