.jpg)
Foto: Divulgação
Ancestralidade, arte e rebeldia em movimento na Casa de Castro Alves
O casarão histórico que abrigou o poeta Castro Alves, na Rua do Paço, 52, Centro Histórico de Salvador, volta a pulsar com a força de vozes coletivas, saberes ancestrais e arte insurgente. No dia 17 de agosto, a Casa de Castro Alves recebe mais uma potente ação do Movimento IRUN, iniciativa da estilista e designer de joias Márcia Ganem, com uma programação especial que articula escuta, exposição e show — reunindo feminismo, ancestralidade e transformação social.
PROGRAMAÇÃO – SÁBADO, 17 DE AGOSTO
14h às 20h – Show Room Caboclo
Espaço de moda, arte e identidade, com peças assinadas por designers e artesãos, que transformam técnicas tradicionais em expressões contemporâneas e sustentáveis.
15h – Roda de Conversa com o coletivo Tamo Juntas
Com atuação nacional e sede em Salvador, a Tamo Juntas é uma organização feminista, antirracista e anti-LGBTfóbica, que presta assessoria multidisciplinar gratuita (jurídica, psicológica, pedagógica e social) a mulheres em situação de violência. A roda será um espaço de escuta e partilha sobre estratégias de enfrentamento e resistência cotidiana.
17h – Vernissage da Exposição IRUN
A mostra reúne obras fotográficas, rituais e oralidades de povos originários, afrodescendentes, comunidades de terreiro e culturas caboclas. Um convite a experienciar mundos e cosmovisões que resistem e recriam o tempo. A exposição propõe uma conexão entre memória, ecologia e estética como prática política e cultural.
19h – Show "EletroSamba" com Ayrá Soares e Ângelo Canja
Um show intimista de samba, roda e rebeldia, onde a cantora e compositora Ayrá Soares — também ativista da Tamo Juntas — apresenta um repertório que une clássicos do samba nacional, sambas de roda e composições autorais, em diálogo com a guitarra elétrica de Ângelo Canja. Inspirada por Elza Soares e pelas matrizes afro-baianas, Ayrá promove um mergulho estético e político em sua própria ancestralidade.
A iniciativa foi contemplada pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal, além de integrar a Política Nacional Cultura Viva.
O Movimento IRUN, cujo nome vem da língua tupinambá e significa “irmão” ou “companheiro”, é uma plataforma de ações continuadas que unem arte, ancestralidade e sustentabilidade para a criação de um futuro coletivo, justo e regenerativo.
Mais do que um evento, o IRUN é um processo vivo, que se desenvolve em ciclos junto a comunidades tradicionais da Bahia — como o Caxuté, as Rendeiras de Saubara, o Assentamento Terra Vista e grupos culturais da Região Metropolitana de Salvador. Cada ciclo propõe ações de reconhecimento cultural, formação, giras de saberes, materialização artística e celebração em rede.
Sua metodologia original, o Design Dialógico, promove escuta ativa, co-criação e soluções sustentáveis a partir dos saberes locais, fortalecendo o protagonismo comunitário, as economias colaborativas e os diálogos intergeracionais.
SOBRE AS PROTAGONISTAS DO DIA 17
Tamo Juntas – Coletivo fundado em 2016, que já atuou junto ao Instituto Odara, Geledés, CESE, UNFPA, AzMina e outros. Recebeu o Selo Lilás da SPM, reconhecimento por sua atuação na equidade de gênero e no combate à violência contra mulheres.
Ayrá Soares – Cantora, compositora e advogada ativista, Ayrá é voz potente de uma nova geração de artistas negras baianas. Lançou os singles "Liberdade" e "Nem no FDS", e tem se destacado por performances marcantes como a da Concha Acústica ao lado da Orquestra Afrosinfônica. No palco, entrelaça musicalidade afro diaspórica com liberdade criativa.
Márcia Ganem – Estilista e designer baiana reconhecida internacionalmente, Márcia une moda, cultura popular e inovação sustentável em suas criações. Fundadora da Casa de Castro Alves, idealizou o Movimento IRUN como um chamado coletivo para transformar o presente com os pés fincados na ancestralidade.
SERVIÇO
Agosto Movimento IRUN na Casa de Castro Alves
Local: Casa de Castro Alves – na Rua do Paço, 52, Centro Histórico de Salvador (BA)
Data: 17 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: das 14h às 20h
Entrada gratuita
Programação resumida:
• 14h – Room Caboclo (Moda, arte e design)
• 15h – Roda de conversa com o coletivo Tamo Juntas
• 17h – Vernissage da Exposição IRUN
• 19h – Show "EletroSamba" com Ayrá Soares e Ângelo Canja
Por Doris Pinheiro