
Foto: Jeff Dias
Streaming, Novelas e IA são destaque no NordesteLAB 2025
Buscando refletir “Qual o legado que o audiovisual deixa para a sociedade?”, o NordesteLAB 2025 será realizado de 05 a 08 de agosto, no Goethe-Institut, em Salvador. Serão quatro dias de intensas trocas de conhecimento, debates e projeções que visam moldar o futuro do cinema e do audiovisual no país. O evento vai reunir profissionais de 17 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Streaming, Novelas e Inteligência Artificial são alguns destaques na programação.
“Continuamos discutindo política, formas de viabilizar e fazer projetos audiovisuais, mas abrimos as nossas atividades para discutirmos mais o como vamos fazer essas coisas, como o impacto do criativo vai alterar as formas de chegarmos ao nosso público e aos nossos parceiros”, comenta Gabriel Pires, coordenador geral do evento.
O NordesteLAB está no seu 11º ano e tem uma programação diversificada com rodadas de negócios, masterclasses, clínicas jurídicas, internacionais e de distribuição de impacto, além do Laboratório Universitário. As mesas temáticas são realizadas entre os dias 06 e 08 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, e são abertas ao público geral gratuitamente.
Com mediação Rubian Melo, um das coordenadoras gerais do evento, a mesa temática “Preparando a Indústria para o Futuro” traz a Inteligência Artificial pro centro do debate e composta por Raquel Lemos, sócia fundadora da Lemos Consultoria & Art.is Cultural, André Mielnik, presidente da ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas, e Débora Ivanov, sócia da Gullane e diretora da distribuidora Gullane+. A mesa será realizada no dia 06 de agosto, às 14h30.
Já a mesa temática “Telenovelas na Atualidade” será realizada no dia 07 de agosto, às 10h30, tem mediação do jornalista da Folha de São Paulo, Gabriel Vaquer, e traz Luciano Patrick, sócio e diretor da produtora Coração da Selva, responsável pelo sucesso da HBO MAX, “Beleza Fatal”; Verônica Nunes, gerente de conteúdo da Globo, que é referência quando se fala no assunto, Sérgio Mendoza, vice-presidente de desenvolvimento de conteúdo da Telemundo, uma das principais empresas de produção de novelas do mundo, responsável por sucessos como “A Feia Mais Bela”, “Café com Aroma de Mulher” e “Paixões Ardentes”.
Ponto alto do NordesteLAB, as Rodadas de Negócios de 2025 vão reunir mais de 30 players. Entre eles, streamings como Amazon, Globoplay, Max e Looke; canais de TV aberta e fechada como Globo, GNT, Canal Brasil, Gloob e Futura, além de distribuidoras de filmes e séries como Downtown Filmes, Gullane+, Paramount Pictures Brasil e Conspiração, entre outros. A programação completa do NordesteLAB 2025 será divulgada nos próximos dias.
Realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, o NordesteLAB 2025 tem patrocínio do Sebrae Bahia, parceria do YouTube e apoio do Goethe-Institut, Projeto Paradiso, Tem Dendê Produções, Embaixada da França no Brasil, Abramus, Movioca e SalCine.
O projeto NordesteLAB foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO:
O quê: NordesteLAB 2025
Quando: 05 a 08/08
Onde: Goethe-Institut, no Corredor da Vitória, em Salvador-BA
Por Cátia Milena Albuquerque