
Itaparica possui rica tradição gastronômica / Fotos: Divulgação Itaparica
Itaparica estreia no Festival Tempero Bahia 2025 e reafirma protagonismo como destino turístico e gastronômico
Com rica tradição gastronômica, Itaparica marca presença pela primeira vez no Festival Tempero Bahia, um dos principais eventos da culinária baiana, que chega à sua 8ª edição celebrando os sabores, os ingredientes e as identidades da região. Reconhecida por sua herança cultural e seu potencial turístico, a ilha se junta ao circuito do festival, reforçando seu protagonismo como destino que une história, natureza e boa mesa. Com curadoria da chef Tereza Paim, o Tempero Bahia acontece de 28 de agosto a 7 de setembro, movimentando sete cidades baianas em torno da gastronomia como expressão cultural e como caminho para o desenvolvimento local.
Durante o festival, chefs e cozinheiros dos restaurantes participantes vão desenvolver pratos especiais inspirados no tema “Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca”, ingredientes que são símbolos da biodiversidade e da importância cultural e econômica da Caatinga para o povo baiano. Essas criações gastronômicas serão incorporadas ao cardápio dos estabelecimentos, passando a integrar as opções oferecidas ao público durante o evento. Além de Itaparica, o festival também movimentará seis destinos estratégicos do estado.
Para o secretário de Turismo e Cultura de Itaparica, Everaldo Batista, a adesão da cidade ao evento representa um avanço estratégico na consolidação da ilha como destino turístico de referência. Segundo o gestor, o festival é uma vitrine para os sabores e saberes locais, destacando a força da gastronomia como elemento de valorização cultural, geração de renda e atração de visitantes.
“A presença de Itaparica no Tempero Bahia é um passo importante na valorização dos nossos talentos gastronômicos e na atração de visitantes que buscam experiências autênticas. Cultura e turismo caminham juntos, e esse festival representa exatamente essa união”, afirma o secretário.
Mais do que uma celebração da boa mesa, o Tempero Bahia é também um espaço de valorização identitária, intercâmbio cultural e oportunidades de negócios para chefs, produtores e empreendedores locais. A participação de Itaparica reafirma o compromisso da gestão municipal em ampliar horizontes, fortalecer suas raízes e posicionar a ilha entre os principais destinos turísticos e culturais da Bahia.
A inclusão de Itaparica nesta edição marca uma expansão significativa do circuito, ampliando o impacto turístico e cultural da iniciativa e fortalecendo a conexão entre território, identidade e gastronomia. “Ficamos honrados e muito felizes com a expansão do Tempero para a Ilha de Itaparica. Trazer para o Tempero Bahia os sabores, a tradição e a história de Itaparica agrega identidade e cultura para o festival”, afirma Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, realizadora do evento.
Muito além da criação de pratos e receitas, o Tempero Bahia celebra as raízes culturais da região, impulsionando a economia criativa e aquecendo a cena gastronômica da capital baiana. Durante 11 dias, restaurantes e hotéis participantes oferecem experiências únicas ao público, enquanto o primeiro fim de semana do evento conta com uma intensa programação cultural gratuita.
Por Tatiane Freitas