
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Juntos Energia em parceria com os Correios passam a fazer portabilidade para energia limpa
A Bahia se destaca como líder em investimentos na geração de energia solar fotovoltaica, impulsionada por suas excelentes reservas de areia silicosa e quartzo, essenciais para a produção de painéis fotovoltaicos, células solares e vidros transparentes.
O estado é líder na geração de energia solar no Nordeste e, segundo dados de 2022 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), cerca de 69,4 mil consumidores fazem uso da energia limpa no estado, possui uma extensa área com alta incidência de radiação solar, atingindo 6.000 Wh/m²dia, especialmente no semiárido, caracterizado por baixa precipitação e pouca cobertura de nuvens ao longo do ano, sendo uma região ideal para a geração de energia solar.
Atualmente, a região lidera a comercialização de energia fotovoltaica, com 29 projetos em operação totalizando 777 MW, 5 em construção com 273 MW. Essa abundância de recursos solares não só coloca a Bahia na vanguarda da produção de energia limpa, mas também posiciona-a como uma potência na indústria solar do Brasil.
A iniciativa de portabilidade de conta de energia elétrica para a energia solar, promovida pela Juntos Energia Compartilhada, energytech da companhia pernambucana Elétron Energy, surge como um passo significativo para aproveitar ao máximo esses recursos e oferecer aos baianos uma opção mais econômica e sustentável para suas necessidades energéticas.
Conta de luz mais barata, como ter?
Lançada neste mês de março, a iniciativa pioneira no estado, permite a portabilidade da conta de energia de forma direta através das redes das concessionárias. Essa ação faz parte do compromisso com a democratização do acesso à energia limpa em toda a Bahia, proporcionando economia aos consumidores, sejam eles pessoas físicas e jurídicas.
Para solicitar a portabilidade gratuita, os interessados podem realizar o cadastro no site da empresa. Além disso, a adesão estará disponível em todas as 469 agências dos Correios no Balcão do Cidadão ou através de representantes autorizados locais.
A Diretora Comercial da Juntos Energia Compartilhada, Roberta Antoniazzi, destaca a importância dessa inovação: “A conta de energia se tornou um dos itens mais caros nas residências e empresas e a gente não tinha como negociar ou buscar um outro prestador de serviços. Agora é possível escolher o parceiro que irá gerar energia limpa e mais barata e receber direto no imóvel, sem instalar placas solares”.
Com descontos de até 10% na Bahia, esse modelo de geração de energia já está em operação em Minas Gerais, no interior de São Paulo e em Pernambuco. Desde seu lançamento, a Juntos Energia Compartilhada tem estabelecido parcerias estratégicas com grandes empresas como Correios, 99 e Banco Next. A missão da Startup de energia compartilhada é atender 1 milhão de consumidores até o final de 2025.
“A parceria com os Correios, por exemplo, é uma forma estratégica de garantir que a energia limpa seja acessível e conveniente para todos os baianos. Esta parceria não só amplia nossa presença, mas também torna mais conveniente para os clientes adotarem uma fonte de energia sustentável. Desde o início da parceria com os Correios, a energia compensada através das nossas usinas fotovoltaicas instaladas evitou a emissão de aproximadamente 264 toneladas de CO2”, afirma a Diretora Comercial.
Como fazer a portabilidade?
Qualquer pessoa ou empresa titular de uma conta de energia pode aderir à energia limpa compartilhada, seja em residências, escritórios, comércios, propriedades próprias ou alugadas. Basta que a conta de luz seja superior a R$150,00 e que o titular não seja beneficiário do programa tarifa social.
Após o cadastro, a Juntos comunica à concessionária de energia elétrica a adesão do cliente, conectando seu endereço a uma das usinas parceiras. A partir de 25 de março de 2024, a portabilidade da conta de energia estará disponível gratuitamente em 469 agências dos Correios em todo o estado da Bahia.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de trazer energia limpa e sustentável para a Bahia e estamos comprometidos em continuar a expandir nosso alcance e impacto positivo” comenta Roberta Antoniazzi.
Juntos Energia Compartilhada
A Juntos Energia, energytech pioneira no Brasil na tecnologia de energia compartilhada, foi a primeira empresa a conseguir conectar usinas de energia solar às redes das concessionárias. Além de reduzir os impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas, a tecnologia de energia compartilhada da Juntos Energia promove uma redução significativa na conta de luz todos os meses, sem necessidade de instalações de placas fotovoltaicas ou taxas de adesão. A empresa também promove uma cadeia produtiva de ganhos,gerando renda para pequenos produtores de energia em zona rural e áreas urbanas. Em 2021, foi incorporado pelo fundo de private equity americano Alothon Group e Elétron Energy, uma das maiores comercializadoras e geradoras de energia elétrica e de gás natural do Brasil.
Elétron Energy
Presente
no mercado desde 2012, a Elétron Energy oferece um ecossistema de
soluções em energia, proporcionando eficiência e previsibilidade aos
negócios. Com sede em Recife-PE e filiais em seis capitais brasileiras, o
GRUPO ELÉTRON ENERGY é formado pela Elétron Gestão, Elétron Power,
Elétron Energy, Mercúria Comercializadora e Juntos Energia. Em 2019 foi
eleita a 2ª melhor empresa de Energia Elétrica do Brasil, e passou a
fazer parte do fundo Americano de investimentos Alothon Group LLC. A
Elétron integra o Pacto Global da ONU e também assume a responsabilidade
de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS).
Por Stefani Pereira