Foto: Divulgação
Lançado Procompi com foco no fortalecimento das indústrias de cosméticos e saneantes
Foi lançado nesta quinta-feira (06.02), em Salvador, o Programa de Orientação para Melhoramento de Plantas Industriais de Cosméticos e Saneantes, iniciativa voltada ao aumento da competitividade, eficiência e conformidade das micro e pequenas indústrias do setor. O evento reuniu representantes de entidades nacionais e estaduais, sindicatos e especialistas da área.
O projeto integra o PROCOMPI – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias, uma iniciativa nacional coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae Nacional, com execução local do Instituto Euvaldo Lodi da Bahia (IEL/BA), em parceria com o Sebrae/BA e com o apoio dos Sindicatos das Indústrias de Cosméticos e Saneantes do Estado da Bahia.
A superintendente do IEL Bahia, Edneide Lima, explicou que o foco do programa é o aperfeiçoamento das plantas industriais, por meio da organização de layout, melhoria dos fluxos produtivos, aplicação de boas práticas de fabricação, aumento da qualidade, redução de perdas e mais segurança e eficiência operacional. “Quando a planta industrial é bem estruturada, a conformidade normativa deixa de ser um desafio e passa a ser uma consequência natural de uma boa gestão industrial”, disse.
O programa, estruturado em parceria com o dos Sindicatos, está recebendo inscrições das empresas interessadas em participar até 28 de fevereiro. As inscrições são feitas pelo link: https://forms.office.com/r/xDRQmuXWe
Na abertura, o presidente do Saneantes, Max Muniz destacou o papel estratégico do Procompi no fortalecimento do setor industrial, ressaltando que “o projeto reforça a função essencial dos sindicatos no apoio direto às empresas, indo além do cumprimento da legislação e contribuindo para a construção de uma indústria mais produtiva e lucrativa”.
A programação contou com falas institucionais de parceiros estratégicos, entre eles Suzana Peixoto, Especialista de Política Industrial da CNI e Coordenadora Nacional do Procompi, que participou de forma remota. Ela reforçou que o programa oferece o apoio necessário para tornar as empresas mais fortes, competitivas e preparadas para ampliar negócios.
Também participaram Tércio Calmon, coordenador de Indústria do Sebrae/BA, que destacou o protagonismo da Bahia no volume e na prospecção de projetos industriais, posicionando o estado entre os que mais desenvolvem iniciativas do Procompi no país; Lorenzo, Diretor de Inovação e Assuntos Regulatórios do setor de Saneantes da Bahia; e Gecê Macêdo, Diretor de Assuntos Regulatórios do Sindcosmetic, que ressaltou a importância do “capital inteligente” como caminho para tornar as empresas mais competitivas.
O evento contou ainda com a palestra técnica “Da norma à excelência: otimização de planta industrial de cosméticos e saneantes”, ministrada pela consultora Tânia de Lira Fernandes, que participou remotamente. Engenheira Química formada pela UFRJ, com pós-graduação em Engenharia Nuclear pelo IME e especializações pela Fundação Vanzolini/USP, Tânia apresentou os principais pilares do projeto, que incluem a eliminação de desperdícios, otimização da rotina produtiva, integração das equipes ao longo de toda a cadeia — do fornecedor ao pós-venda — e a adoção da qualidade total como estratégia de longo prazo.
Fonte: FIEB
