Foto: Divulgação
Conheça a escritora Lis Vilas Boas, vencedora do Prêmio Argos na categoria Romance
Destinado a homenagear a produção de literatura fantástica original em português, o Prêmio Argos premia obras em três categorias: Melhor Antologia/Coletânea, Melhor Conto e Melhor Romance. Nesta última categoria, a carioca Lis Vilas Boas e sua obra "Garras", lançada em 2024 pela editora Rocco, foi a vencedora. Em 2025, a escritora trouxe outro livro que segue a mesma livra de sua premada obra anterior: "Feras" tem a mesma pegada de Romantasia e, novamente, chega às livrarias pela Rocco.
“Para mim, ver ‘Garras’ agraciado com o Prêmio Argos é a certeza de que escrever romantasia é algo que me preenche. E também serve para me consolidar como autora brasileira referência do gênero, é claro”, comemora Lis que também já foi finalista do Prêmio Odisseia com seu conto “As Sete Mortes de uma Sereia”.
“Meus livros que podem ser lidos em qualquer ordem ou de forma independente. Isso é comum em séries de romance, e eu tinha muita vontade de fazer isso com histórias que misturam romance e fantasia. Em ‘Feras’ o casal principal tem que lidar com questões de quebra de confiança e também de coragem para assumir uma relação tabu perante a sociedade.” – Lis Vilas Boas, escritora
“Garras”, sua obra premiada, conta a história de Diana de Coeur, uma bruxa rica atrás de vingança, e Edgar, um lobisomem mafioso de periferia disposto a tudo pela própria família. Passada numa cidade fictícia inspirada no Rio de Janeiro dos anos de 1920, a trama acompanha como essas duas pessoas entram num acordo de casamento de conveniência para alcançarem seus objetivos e acabam descobrindo que há mais do que poder e dinheiro em jogo.
Em uma história de amor intensa entre personagens de personalidade forte e moral duvidosa, Lis aborda temas latentes na literatura fantástica contemporânea, como o poder da raiva feminina em mundos injustos com as mulheres e o uso monstros enquanto metáfora para as imperfeições humanas e desejos sombrios. A inspiração do cenário carioca antigo também é a fotografia de uma cidade divida em classes sociais estruturadas, onde seres humanos e monstros convivem lado a lado numa tensão constante de preconceito e corrupção.
Já em “Feras” encontramos um romance de segunda chance e aproximação por interesse, teremos um cenário pré-carnavalesco de um fictício Rio de Janeiro novamente como pano de fundo onde os mafiosos mais uma vez tentam roubar – literalmente – a cena. Dessa vez, a autora se inspirou em dois elementos que fazem parte do imaginário carioca. O jogo do bicho se tornou o jogo do poupa-fera, e o carnaval tem o mesmo nome, porém outras origens.
Na obra, conhecemos Selene Veronis e Heitor Lacarez. Ela é uma perfeita dama: linda, educada, e sempre sorrindo. Heitor é o único a saber que, por baixo do verniz de socialite, existe uma artista ousada e aventureira, cujo maior sonho é conquistar a própria liberdade. O que não o impede de querer prendê-la em seus braços.
Heitor é perigosamente charmoso. Um lobo em pele de homem — selvagem o bastante para atiçar a curiosidade, mas controlado demais para se entregar de verdade. Disso, Selene sabe bem. Heitor não passa de um gigolô, um mentiroso, um traidor... mas talvez também seja sua última esperança.
“Além ser algo que os leitores de Garras queriam muito, porque Heitor é o queridinho e o personagem favorito de muita gente, eu também tinha muita vontade de explorar outras partes desse Rio de Janeiro fictício, dessa vez trazendo um pouco de jogos de azar e o bom e velho carnaval. Então em Feras eu trago o que se esconde por trás do charme de Heitor, e também uma nova camada do universo que as pessoas conheceram em Garras.” – Lis Vilas Boas
Sobre a autora:
Lis Vilas Boas é natural de Volta Redonda, cidade do Rio de Janeiro onde o rio, literalmente, faz a curva. Além de escritora de fantasia e ficção científica, é também oceanógrafa e navega entre mares reais e imaginários. Vive com o marido entre o Rio de Janeiro e muitos lugares do Brasil, é uma grande apreciadora de café e jujubas vermelhas, e prefere ocupar as mãos para deixar a mente livre.
Serviço:
Livro: Garras e Feras
Autora: Lis Vilas Boas
Editora: Rocco
Garras e Feras estão disponíveis para compra online e nas melhores livrarias
Por Marcelo Boero
