Foto: Cleomário Alves
Procon-Ba realiza 1.400 atendimentos na Estação de Metrô da Lapa e facilita a negociação de dívidas neste final de ano
Cobranças de parcelas já quitadas feitas por uma instituição financeira levaram a cuidadora de idosos, Valdilene Rita Paixão, de 52 anos, a buscar o atendimento do Procon-Ba na Estação de Metrô da Lapa, nesta quarta-feira (19), último dia do mutirão na região. Ela e outras centenas de usuários do sistema metroviário de Salvador aproveitaram a terceira edição do Procon em Movimento, iniciada na última segunda-feira (17), para registrar reclamação e negociar dívidas com cartão de crédito, empréstimos consignados e serviços essenciais como contas de consumo e serviços de telefonia. Nos três dias da ação itinerante do órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foram realizados 1.406 atendimentos aos consumidores soteropolitanos.
“Vi o posto de atendimento e parei para resolver uma situação com o banco referente a um débito que já estava pago. O empréstimo foi descontado indevidamente na conta de luz. Então, aproveitei o Procon pra resolver essa situação”, contou dona Valdeline Paixão.
Renegociar o empréstimo consignado também fez o aposentado Francisco Erivaldo da Silva, de 65 anos, morador do bairro Valéria, comparecer ao Procon em Movimento. Os descontos sucessivos nas faturas dos cartões de crédito têm dado dor de cabeça ao aposentado, que relatou no atendimento a necessidade de resolver a situação financeira.
“Essa ação do Procon é muito importante para nós, consumidores, porque facilita o acesso direto à Justiça e nos informa sobre o que está acontecendo, se estamos sendo lesados ou prejudicados. Tenho esperança de que as duas instituições citadas irão se manifestar e espero resolver essa situação o mais rápido possível”, ressaltou o aposentado.
Além de negociar débitos e registrar reclamações, os consumidores que buscaram os serviços do Procon-Ba tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre seus direitos e receberam materiais educativos. Foram distribuídos também exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-Ba, Adriana Menezes, aponta que o número de atendimentos realizados demonstra a segurança da população nos serviços do órgão e permite que elas tenham acesso a seus direitos. “O Procon em Movimento é uma ação importante que chega perto dos beneficiários, aproximando o órgão da rotina dos passageiros, proporcionando acesso aos nossos serviços e garantindo direitos para quem mais precisa”, ressaltou Menezes.
O Procon em Movimento visa aproximar os serviços do órgão de proteção e defesa do consumidor da rotina da população, unindo mobilidade urbana, cidadania, acesso à justiça e à informação.
Em dezembro, o Procon em Movimento faz sua próxima parada na Estação de Metrô Aeroporto.
Edições anteriores
Nas duas edições anteriores, o Procon em Movimento registrou cerca de 2.500 atendimentos nas estações de Metrô da Rodoviária e Pirajá.
Postos de Atendimento
O Procon-Ba mantém 35 Postos de Atendimento espalhados pela capital e interior, inseridos nos SACs, além da sede central, localizada na Avenida Carlos Gomes, em Salvador. O órgão também oferece atendimento virtual, por meio da Central de Atendimento por chamada de vídeo, disponível para agendamento pela plataforma BA.GOV.BR.
Fonte: Ascom/SJDH
