Foto: Divulgação
22ª Caminhada da Liberdade tem Ilê Aiyê como ponto de partida amanhã (20)
O Fórum de Entidades Negras da Bahia (FENEBA) realiza nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a 22ª Caminhada da Liberdade, um dos atos mais simbólicos do Novembro Negro no estado. A concentração começa às 12h, na sede do Ilê Aiyê, no Curuzu, ponto de partida tradicional do evento e referência histórica da resistência negra na Bahia. A caminhada segue rumo ao Pelourinho a partir das 13h30. Para receber a camisa oficial, cada pessoa deve entregar 2 kg de alimento.
Nesta edição, o tema “Descolonizar a África é libertar o Brasil” guia o cortejo e presta homenagem ao presidente de Burkina Faso, na África Ocidental, Ibrahim Traoré, cuja liderança tem repercussão internacional pela defesa da soberania política e econômica do seu país. A escolha do homenageado também evidencia a influência de Thomas Sankara, ex-presidente burquinense e figura essencial dos movimentos anticoloniais africanos.
Formado por blocos afro, entidades culturais e organizações do movimento negro, o FENEBA consolida a Caminhada da Liberdade como um espaço de afirmação identitária, memória ancestral e fortalecimento dos vínculos entre África e Bahia. A participação do Ilê Aiyê e de outras instituições reforça a relevância da data e destaca o compromisso coletivo com a valorização das raízes que moldaram a história e a cultura do povo afro-brasileiro.
SERVIÇO
22ª Caminhada da Liberdade
Data: Amanhã, 20 de novembro
* Concentração – a partir das 12h
* Início da caminhada – 13h30
Local de concentração: Sede do Ilê Aiyê – Curuzu
Trajeto: Curuzu ? Pelourinho
Tema de 2025: “Descolonizar a África é libertar o Brasil”
Realização: Fórum de Entidades Negras da Bahia (FENEBA)
Participação: Blocos afro, entidades culturais e organizações do movimento negro
Como participar: Entregar 2 kg de alimento para receber a camisa oficial
Por Nicole Smith
