
Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Braskem reforça liderança em soluções sustentáveis na Feira K 2025
Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, participa da Feira K 2025, o maior evento internacional da indústria de plásticos e borrachas, com um portfólio robusto e repleto de soluções sustentáveis. No evento realizado na Alemanha, de 8 a 15 de outubro, a companhia reafirma sua liderança na produção de biopolímeros e incentiva a transição para uma economia circular de carbono neutro. “A Braskem oferece aos seus clientes um ecossistema completo com soluções sustentáveis disponíveis em escala, além de serviços e iniciativas que apoiam nossos stakeholders em direção aos seus compromissos de sustentabilidade, o que aumenta, assim, a nossa competitividade no setor”, afirma Americo Bartilotti, vice-presidente comercial da Braskem na América do Sul.
Presente na Feira K desde 2010, a Braskem traz nesta edição os avanços do seu portfólio sustentável. São destaques:
· Carbono Renovável: soluções I’m green™ bio-based, produzidas a partir do etanol da cana-de-açúcar, com pegada de carbono negativa e certificação internacional;
· Carbono Circular: soluções do ecossistema Wenew™ com resinas e químicos obtidos por meio de reciclagem, com a proposta de dar nova vida aos resíduos plásticos e promover a circularidade dos materiais.
“Avançar com soluções que contribuam para a redução das emissões de CO2 está no centro da nossa jornada em busca de impulsionar a circularidade e combater as mudanças climáticas. Por isso, disponibilizamos um ecossistema completo com soluções sustentáveis que mantém o carbono no ciclo, reforçam a responsabilidade da cadeia e andam lado a lado com a inovação”, afirma Americo.
Liderança no desenvolvimento sustentável
Em 2010, a Braskem iniciou a produção de polietileno a partir do etanol da cana-de-açúcar. Anos depois, o leque de produtos evoluiu e foram lançados ao mercado o EVA e a cera de polietileno I'm green™ bio-based, de modo a tornar seu portfólio ainda mais completo e ideal para empresas que buscam reduzir, por meio das matérias-primas, as emissões de gases de efeito estufa. Hoje, o polietileno I'm green™ bio-based está presente em mais de 40 países e é utilizado por mais de 200 empresas e marcas ao redor do mundo.
A Braskem conta também com o Programa de Compra Responsável de Etanol, onde há maior controle da cadeia para atuar em conformidade com as regras relacionadas à qualidade, aos direitos humanos e à responsabilidade social. “Desse modo, geramos impacto positivo para a sociedade, garantimos condições de trabalho seguras, estendendo nossa preocupação com o nosso produto para a cadeia que está por trás da matéria-prima utilizada”, diz Americo.
Outro aspecto da liderança da companhia no desenvolvimento sustentável e nos seus esforços em competitividade é o ecossistema Wenew™, que inclui um portfólio completo de produtos com conteúdo reciclado. Até o final de 2024, seu catálogo já incluía mais de 55 tipos de produtos, com vendas superiores a 85 mil toneladas — um crescimento de mais de 35 vezes desde 2019. Durante a Feira K 2025, os visitantes podem conhecer melhor esses e outros produtos da companhia.
A proposta de alcançar uma economia circular de carbono neutro inclui ainda questões de design, um passo fundamental no início do ciclo. Por isso, o Cazoolo™, lab de design para embalagens circulares da companhia, também marca presença na Feira K 2025. Há destaque para a criação de embalagens que reduzem o impacto ambiental e estejam alinhadas ao design com foco em reciclabilidade, otimização, reúso e redesenho das embalagens ao longo de uma jornada circular do consumidor.
Compromisso em manter a circularidade do carbono
A Braskem tem soluções que contribuem para a eliminação de resíduos plásticos e combate às mudanças climáticas com foco em impulsionar a inovação e promover uma cadeia responsável, de modo a agregar valor tanto para os negócios quanto para a vida das pessoas. Essa oferta está conectada com os objetivos da companhia de reduzir em 15% as emissões de gases de efeito estufa e ampliar o portfólio de biopolímeros para 1 milhão de toneladas até 2030.
Por Gabriel Gonçalves