
Foto: Divulgação
Homenagem da OSBA a Gal Costa tem a parceria do Centro Cultural Banco do Brasil
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) inicia nesta quarta-feira, 17 de setembro, às 14h, pela plataforma Sympla, a pré-venda exclusiva para clientes Banco do Brasil com cartão Ourocard, do concerto Gal 80, que homenageia os 80 anos de nascimento de Gal Costa. As vendas abertas para o público em geral terão início na sexta-feira, 19, também às 14h, via Sympla.
Realizado pelo Governo do Estado da Bahia, OSBA e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – que em breve inaugurará sua unidade em Salvador, no Palácio da Aclamação –, o concerto Gal 80 integra o calendário comemorativo do mês, quando a Orquestra completa 43 anos de fundação em 30 de setembro.
GAL 80 terá onze artistas convidados
No dia 26 de setembro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a OSBA, sob a direção musical e regência do maestro Carlos Prazeres e com direção artística de Manno Goés, reunirá um time de onze artistas convidados para revisitar e celebrar a obra de uma das maiores vozes da música brasileira.
Os cantores que participam dessa homenagem são: Aiace, Angela Velloso, Clariana, Claudia Cunha, Emanuelle Araújo, Lazzo Matumbi, Luíza Britto, Márcia Short, Simoninha, Sophie Charlotte e Walerie Gondim.
Entre os convidados, duas artistas ganharam destaque por suas recentes conexões com Gal Costa. A atriz manauara - e estudante de Direção Teatral na UFBA - Walerie Gondim vem chamando atenção do público ao interpretar a cantora baiana na peça Djavan, O Musical: Vidas Pra Contar, que está atualmente em cartaz pelo Brasil.
Já a atriz Sophie Charlotte brilhou no cinema ao viver Gal Costa em Meu Nome é Gal, filme lançado em 2023 que recria a trajetória da cantora baiana desde o início da carreira até se tornar uma das maiores intérpretes da MPB. Na obra, Sophie canta músicas de Gal em algumas cenas, o que se repetirá no concerto, agora ao lado da OSBA e no palco da Concha Acústica do TCA.
Celebração dos 43 anos da OSBA
O concerto Gal 80 será também o encerramento do 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – Música de Concerto em Movimento, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro no Goethe-Institut, em Salvador.
Mais do que uma celebração, o concerto Gal 80 reforça a relação histórica da OSBA com Gal Costa, construída em momentos emblemáticos: estiveram juntas na reinauguração do Teatro Castro Alves (1993); dividiram o palco da Bahia Marina em 2000, ao lado de Luciano Pavarotti e Maria Bethânia, na celebração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil; e voltaram a se encontrar na Concha Acústica, em 2006.
Além disso, mais recentemente, em 2023, a OSBA apresentou o concerto Balancê – O Carnaval de Gal, revisitando o repertório carnavalesco da cantora. Assim, no exato dia em que completaria 80 anos, Gal Costa será celebrada pela Orquestra Sinfônica da Bahia e por artistas de diferentes gerações que reconhecem e perpetuam sua importância para a música brasileira.
O concerto Gal 80 é uma realização do Governo do Estado da Bahia, da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com patrocínio master do Banco do Brasil, patrocínio da Bahiagás, parceria da Claro e apoio da União Brasileira de Compositores (UBC).
SOBRE A OSBA
Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
SOBRE O CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é uma rede de
espaços culturais gerida e mantida pelo Banco do Brasil, com o
objetivo de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura e valorizar
a produção cultural nacional. Presente no Rio de Janeiro, Brasília, São
Paulo e Belo Horizonte, está em avançado processo de instalação de sua
nova unidade em Salvador. Na capital baiana, passa a ocupar o Palácio da
Aclamação, histórico edifício do início do século passado e que,
durante mais de cinquenta anos, foi residência oficial dos governadores
da Bahia. Mesmo antes de iniciar suas atividades no Palácio da
Aclamação, o CCBB já realiza intervenções culturais na cidade.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica da Bahia em Gal 80
Data: 26 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador (BA)
Direção Musical e Regência: Carlos Prazeres
Direção Artística: Manno Góes
Convidados especiais: Aiace | Angela Velloso | Clariana | Claudia Cunha | Emanuelle Araújo | Lazzo Matumbi | Luíza Britto | Márcia Short | Simoninha | Sophie Charlotte | Walerie Gondim
Ingressos:
Pré-venda clientes BB Ourocard: 17 de setembro (quarta-feira), às 14h
Venda geral: 19 de setembro (sexta-feira), às 14h
Valores: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Desconto especial para clientes BB Ourocard.
Venda pela plataforma Sympla, com limite de até 2 ingressos por CPF.