
Foto: Divulgação
Braskem reforça compromisso com inovação e desenvolvimento sustentável na ABRAFATI 2025
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, estará presente na ABRAFATI 2025, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro. A companhia trará destaque para seu portfólio completo com soluções inovadoras voltadas para a indústria de tintas. “Iremos reafirmar o nosso compromisso de oferecer matérias-primas de alta performance que impulsionam eficiência e desenvolvimento sustentável em toda a cadeia produtiva”, afirma Bruno Bellini, Líder Comercial de Solventes da Braskem.
A companhia conta com amplo portfólio de matérias-primas para o setor de tintas, com destaque para solventes como Tolueno, Xileno, Pluract® 9, Pluract® 10+, Aguarrás, Ciclohexano, além da linha de alifáticos Ezolem® e a Sensitis® que tem solventes hidrogenados de elevada pureza e baixíssimo odor. No evento, a Braskem também levará resinas hidrocarbônicas, como Unilene e I'm green™ bio-based PE WAX, e outros químicos básicos, que são matéria-prima para a cadeia de tintas, como Ortoxileno, Eteno, Propeno e Benzeno.
“As resinas hidrocarbônicas são compatíveis com uma série de solventes e polímeros. E a sua principal característica é melhorar as propriedades de brilho e secagem das tintas. A Braskem é a única produtora desse tipo de resina na América Latina e exporta mais de cinco mil toneladas, todos os anos, para mais de 20 países”, ressalta Bellini.
Outro objetivo da companhia durante o evento será fomentar o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva. Por isso, as versões renováveis dos produtos do portfólio terão forte destaque. O visitante poderá conhecer melhor as opções disponíveis e entender a bio-atribuição por balanço de massa. Tal conceito contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa e permite que a indústria faça uma transição gradual para materiais sustentáveis.
“Neste
modelo, uma matéria-prima renovável, como a bio-nafta, é processada
juntamente com a matéria prima fóssil e podemos atribuir esse conteúdo
renovável a um produto Braskem. Tudo isso certificado desde a
matéria-prima até o produto”,
explica Bellini. “E a pegada de carbono dos produtos
bio-atribuídos é menor do que a dos materiais de origem fóssil, uma vez
que a matéria-prima de origem biológica captura o CO2 do ambiente”,
finaliza.
Além da considerável redução na pegada de carbono, a grande vantagem da solução bio-atribuída é que não existe necessidade de fazer uma adaptação nas fórmulas dos clientes, por se tratar da mesma molécula. E, com essa abordagem, a Braskem reforça seu papel como parceira estratégica da indústria de tintas, oferecendo soluções que aliam desempenho técnico, inovação e responsabilidade ambiental.
Por Gabriel Gonçalves