
Foto: João Pires/LBF
TV Brasil e RNCP levam basquete feminino a mais de 1,4 milhão de pessoas
A TV Brasil e a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) ampliaram a visibilidade do basquete feminino no país e alcançaram mais de 1,4 milhão de pessoas com a transmissão da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) em 2025. Os dados são da Kantar Ibope Media e levaram em conta aferições realizadas em 11 mercados.
Mais de 1,2 milhão de domicílios sintonizou as partidas e o tempo total de horas vistas foi superior a 784 mil, consolidando a competição como um dos destaques da grade esportiva da TV Brasil. Neste ano, o canal público exibiu 24 partidas da LBF Caixa.
Segundo a Diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino, o apoio ao esporte feminino é uma das decisões estratégicas tomadas pela empresa em 2023. “Hoje temos uma posição consolidada: somos a tela do futebol feminino e temos um enorme orgulho em exibir a Liga de Basquete Feminino que alcançou essa audiência expressiva neste ano”, afirmou.
Houve equilíbrio entre homens e mulheres, com maior concentração nas faixas etárias superiores a 25 anos. As classes sociais C, D e E representaram 80% do público, reforçando o papel da TV pública em democratizar o acesso ao esporte e levar o basquete feminino a diferentes realidades sociais.
Para o levantamento, foram aferidos os seguintes mercados: TV Brasil (RJ, SP e DF), Grande Florianópolis (TV UFSC), Grande Goiânia (TV UFG), Grande Recife (TVU), Manaus (TV Encontro das Águas), Grande Porto Alegre (TVE), Grande Salvador (TVE Bahia), Grande Belém (TV Cultura do Pará) e Grande Fortaleza (TV Ceará).
A tela do esporte feminino
Além da LBF Caixa, a TV Brasil apresentou em seu cardápio as séries A1, A2 e A3 do Brasileirão Feminino de Futebol, e as categorias Sub-20 e Sub-17. Também foram transmitidas as emoções da Conmebol Copa América de Futebol Feminino.
Com o Brasileirão Feminino Série A1, foi registrado um crescimento de 23,8% na audiência média em relação ao ano anterior, com destaque para as praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O desempenho representa 51% acima da média geral da emissora no mesmo período. O alcance médio por jogo passou de 118 mil para 140 mil domicílios e, considerando as emissoras da RNCP, o alcance foi de 3 milhões de espectadores no primeiro semestre de 2025.
Fonte: EBC