
Foto: Divulgação
Sintepav-BA será homenageado pela Câmara Municipal de Salvador pelos seus 33 anos de lutas e conquistas nesta sexta (01)
Em celebração aos 33 anos do Sintepav-BA, a Câmara Municipal de Salvador realizará, no próximo dia 1º de agosto (sexta-feira), às 9h, uma Sessão Especial no Centro de Cultura da Câmara, por proposição do vereador Randerson Leal, através da solicitação do vereador suplente e presidente do Sintepav-BA, Gazo.
A homenagem reconhece a trajetória de resistência, mobilização e conquistas do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA), entidade que vem atuando de forma firme e combativa na defesa dos direitos da classe trabalhadora baiana. O sindicato é filiado à Força Sindical e à Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), ampliando sua articulação no cenário nacional e internacional.
"Esse é um momento de grande significado para todos nós que fazemos o Sintepav-BA. Além de celebramos o aniversário, reafirmamos o compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras que constroem, com esforço e dignidade, a infraestrutura do nosso estado", destaca Gazo, presidente do Sintepav-BA e Vereador suplente.
A sessão ocorre em um contexto em que o setor da construção pesada e de montagem industrial na Bahia emprega mais de 22 mil trabalhadores, em obras estratégicas que ultrapassam R$ 25 bilhões em investimentos públicos e privados. Entre os empreendimentos de destaque estão: BR-324, como o que liga o Porto de Salvador a Valéria; obras de manutenção viária em diversas regiões; VLT de Salvador; Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL); Barragens e as intervenções dos consórcios Jaguaribe e Mané Dendê.
Esses grandes projetos impulsionam o desenvolvimento do estado, como também destacam a importância da valorização dos trabalhadores e trabalhadoras responsáveis por torná-los realidade.
História de lutas e conquistas – A história do Sintepav-BA tem início em 1992, após a Constituição de 1988 permitir a organização autônoma dos trabalhadores da construção pesada. A partir de 2005, sob nova direção, o Sintepav-BA passou a se destacar nacionalmente pela sua capacidade de mobilização, atuação qualificada nos canteiros e interlocução com os movimentos sociais, promovendo mudanças significativas na consciência coletiva da categoria. O sindicato esteve presente em obras fundamentais como a construção do Aeroporto Internacional de Salvador, a Via Expressa, o Metrô, a Rótula do Aeroporto, o Gasoduto, o Canal do Imbuí, o Emissário Submarino, a Rodobahia e diversas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas).
Ao longo de sua trajetória, o Sintepav-BA tem investido na formação sindical e na qualificação de seus dirigentes, promovendo seminários, encontros e ações educativas voltadas à saúde, segurança e fortalecimento da consciência de classe. Sua atuação é pautada por uma agenda democrática, ética e comprometida com a justiça social. “Seguiremos lutando por direitos, dignidade e por uma Bahia mais justa. Cada obra levantada por mãos calejadas é também uma bandeira erguida por respeito, salário digno e segurança. Essa homenagem é de cada trabalhador e trabalhadora que faz parte dessa caminhada”, reafirma Gazo.
Por Caroline Vilas Boas