
Foto: Divulgação/Ascom Prefeitura de Alagoinhas
MEC reconhece creche de Alagoinhas apoiada por projeto educacional da Bracell
O projeto de educação antirracista desenvolvido pela Creche da Baixa da Candeia, na cidade Alagoinhas (BA), está entre as 739 experiências mais inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral do Brasil divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na última segunda-feira, 28. Com o título “Educação antirracista enquanto elemento estruturante do currículo na Creche da Baixa da Candeia”, a iniciativa - que conta com o apoio do Projeto de Educação Continuada, promovido pela Bracell em parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) - será apresentada em uma mostra nacional, nos dias 1º e 2 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa também irá compor um mapa interativo com informações dos projetos contemplados.
A boa prática da unidade de ensino baiana aborda a importância da educação antirracista, tema fomentado pelo Projeto de Educação Continuada desenvolvido, há mais de 10 anos, em municípios do Litoral Norte e Agreste Baiano. A iniciativa, que está presente em mais de 10 municípios do estado, atua no fortalecimento da educação básica por meio da formação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas das secretarias de municipais de educação, contribuindo para consolidar políticas públicas de formação vinculada à prática profissional dos educadores e à gestão da aprendizagem dos estudantes.
A educação antirracista constitui um conteúdo fundamental na formação continuada ofertada pelo projeto aos profissionais da Educação Infantil, perpassando os componentes curriculares, as relações pedagógicas e as interações cotidianas. “Por meio do Projeto de Educação Continuada, fomentamos a abordagem de conteúdos que valorizem pautas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco especial na promoção e valorização da diversidade”, explica Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell.
Ela acrescenta que “a Bracell tem um compromisso com a educação, principalmente com o fortalecimento do ensino base, expresso nas metas de sua Agenda 2030 e nos investimentos realizados em educação ao longo de mais de 10 anos de projeto”.
Ana Falcão, coordenadora pedagógica territorial do Icep, reforça que, “seja por meio da literatura, das brincadeiras, das artes, da história, da cultura ou do planejamento de projetos e sequências didáticas, a educação antirracista deve orientar uma prática educativa que valorize a diversidade, combata estereótipos e promova o respeito às identidades e trajetórias de todas e todos as/os estudantes”.
Por Juracy dos Anjos