
Foto: Divulgação Track&Field
Cesar Cielo reflete sobre a paternidade em nova campanha da Track&Field: "Tento ser a referência do meu filho"
Cesar Cielo, uma das maiores lendas da natação brasileira, mergulhou de cabeça em um novo papel ao participar da campanha de Dia dos Pais da Track&Field: A Maior Aventura da Vida, que procurou abordar a paternidade de outra perspectiva, destacando como o esporte e o movimento fortalecem os laços familiares em uma jornada de conexão e transformação.
Através da nova campanha, a Track&Field busca redefinir a percepção da paternidade, apresentando-a não apenas como uma responsabilidade, mas como uma aventura dinâmica e gratificante vivida através do movimento compartilhado e de um estilo de vida saudável. Homens, atletas, pais - em transformação - já estão vivendo essa nova paternidade - e querem ser presentes, reais e mais conscientes sobre o seu papel.
O atleta, campeão Olímpico e nadador brasileiro mais vitorioso da história, além de medalhista do Brasil em Campeonatos Mundiais, com 11 títulos, compartilhou suas reflexões sobre paternidade, esporte e os desafios de conciliar uma carreira de alta performance com a criação dos filhos. O nadador declarou que, ao receber o convite para integrar o squad da campanha, ao lado de Thiago Vinhal, atleta de Triathlon premiado, e André Bucater, atleta e treinador, ficou bem emocionado.
"Fiquei muito feliz, me senti lisonjeado por ter sido o nadador escolhido dentro do plano dessa campanha, que era o foco no Triathlon e no Ironman", declarou. A oportunidade de trabalhar ao lado de Thiago Vinhal, triatleta que está prestes a se tornar pai pela primeira vez, foi um ponto alto. “Sem contar que eu também gosto muito da marca, sou cliente da marca há muitos anos, minha esposa gosta muito também, então foi um convite muito, muito bacana mesmo”.
A principal mensagem que Cielo buscou transmitir sobre paternidade durante a campanha é a da referência. Na visão do nadador, assim como no esporte, os pais são os modelos e a base para os filhos. "Acho que o foco principal da mensagem que eu tentei passar é que, assim como no esporte, para as gerações futuras, os papais são os modelos, referência para os filhos em casa, com o que eles fazem, o que eles falam”.
O nadador se esforça diariamente para ser essa referência para seu filho, pautando suas ações e palavras no que considera certo e justo. "Eu tento ser a referência do meu filho para o que eu considero certo, justo, todos os dias e é essa a mensagem que eu tentei passar. A referência de uma educação, de boas condutas, de postura, vai vir dos pais e eu sou muito preocupado com isso".
A campanha da Track&Field proporcionou a Cielo uma nova visão sobre a paternidade, especialmente ao compartilhar experiências com Thiago Vinhal, que se prepara para a chegada do bebê. "Foi muito legal poder dividir com o Vinhal ali esse processo que ele vai passar, a primeira vez que ele vai ser pai e eu já tenho um filho de nove anos".
“Às vezes a gente tem uma noção do que a gente quer, do que a gente tenta fazer com a nossa família, com os nossos filhos, mas colocar em palavras faz a gente refletir e trazer isso para a realidade”. Essa reflexão trouxe mais clareza sobre o que ele acredita ser importante para seus filhos, um aprendizado que se tornou ainda mais relevante com o recente nascimento de sua segunda filha, em 28 de janeiro.
A paternidade, para Cielo, trouxe um novo propósito para o esporte. "É muito legal imaginar que agora eu estou treinando para uma pessoa, para pessoas, né, que estão assistindo o que eu estou fazendo", compartilhou. Se antes a busca por um sonho era individual, agora há um "gás extra" motivado pelo desejo de inspirar os filhos. "Você ganha um gás extra de querer mostrar para os seus filhos, né? O que você faz, como você faz, você quer ter sucesso para que eles vejam que você se dedicou, foi disciplinado para ter o sucesso".
No entanto, conciliar as demandas da alta performance com a paternidade exige um grande apoio. "Na parte profissional, ela exigiu um pouquinho mais de atenção com algumas coisas", admitiu o atleta. A necessidade de priorizar o corpo, o sono e a alimentação tornou a colaboração da esposa essencial. "Eu contei muito mais com a minha esposa para me ajudar nesse processo, já que eu não podia estar tão atuante, né? No caso, por exemplo, de passar a noite ajudando com a neném, eu tinha que dormir para ir treinar, então precisa de uma ajuda muito grande das outras pessoas".
Equilibrar uma rotina profissional exigente com a dedicação aos filhos é um desafio constante para Cielo. "O tempo inteiro a gente tem que estar estudando essa agenda, a demanda do mundo está ficando cada vez mais maluca, né? Cada vez mais rápida", observou o atleta. Sua estratégia é clara: quando está em casa, ele se dedica integralmente à família. "Toda vez que eu estou em casa, eu quero estar em casa, né? Eu não quero estar em casa pensando no trabalho, não quero estar em casa focando em outra coisa que não seja a família".
Para pais de primeira viagem ou aqueles que buscam conciliar uma carreira exigente com a criação dos filhos, Cielo oferece um conselho valioso: façam uma reflexão profunda sobre suas prioridades e valores. “O conselho que eu daria é faça uma reflexão profunda aí das suas prioridades, né? Dos seus valores, porque isso ajuda muito na hora de tomar decisões", pontuou.
A paternidade, segundo ele, é como um "trabalho full time" e ter clareza de princípios e mensagens a serem transmitidas é fundamental para que o dia a dia seja mais eficiente e prazeroso. "Quando você tem uma clareza ali do que você considera importante, você entende que algumas horas você consegue ceder, algumas horas talvez não seja o papel do pai ali estar presente, a necessidade ali não é essa".
"A paternidade passa muito rápido. Eu vejo hoje que o meu filho é de 9 anos, parece que um tempo atrás ele era um neném e agora já está com 9 anos", pontuou. Ter essa clareza permite conciliar o tempo e aproveitar plenamente cada momento em família. Cesar Cielo e sua esposa, Kelly Gisch, são pais de Thomas e Isabella, a caçula.
Por Tatiana Leonel