
Jeferson Lacerda, gerente da agência Feira de Santana; Iandra Haum, gerente regional do Agroamigo Salvador; Pedro Lima Neto, superintendente estadual do BNB na Bahia e Isabela Leal, coordenadora do Agroamigo Feira de Santana. Crédito: Samira Almeida.
Agroamigo comemora 20 anos com solenidades e mais de R$ 1 bilhão investidos na Bahia no primeiro semestre
O Banco do Nordeste comemorou 20 anos do Agroamigo na última sexta-feira, 25, com solenidades realizadas em todas as unidades do programa de microcrédito rural da Bahia. Com a participação de parceiros institucionais e sindicatos rurais, o evento foi marcado pelo reconhecimento de clientes com certificados pela trajetória de crescimento no programa e pela apresentação dos resultados alcançados no primeiro semestre: foram R$ 1,075 bilhão em investimentos no estado, distribuídos em mais de 83 mil operações.
O superintendente estadual do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto, participou da celebração, realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Feira de Santana. Segundo o executivo, o Agroamigo desempenha um importante papel em tornar possível a realização de sonhos de inúmeros agricultores e agricultoras familiares.
“Cada agricultor e agricultora chega com um sonho: comprar um bezerro, plantar capim, investir no pomar, melhorar sua produção. O Agroamigo se tornou, ao longo desses 20 anos, muito mais do que uma linha de crédito, é um parceiro de caminhada, que transformou a realidade de milhares de famílias no campo. Hoje, vemos crescer novamente o desejo de permanecer no sertão, de empreender e prosperar na terra, mesmo diante dos desafios”, destacou.
“O Banco do Nordeste passou a enxergar de forma ainda mais próxima e sensível cada história, cada necessidade, e isso tornou o campo um lugar mais viável e digno para quem escolhe produzir. São esses agricultores que dão sentido ao programa, que fazem com que a nossa atuação chegue onde realmente importa. Essa é a virada de chave. O Agroamigo tornou o Banco do Nordeste mais forte e ainda mais comprometido com quem faz o Brasil crescer de sol a sol. Estamos honrados e felizes em celebrar, junto com eles, os 20 anos desse programa transformador”, acrescentou.
Para a gerente do escritório regional do Agroamigo, Iandra Haum, as solenidades representam as oportunidades de reencontrar com histórias reais de superação e desenvolvimento de clientes que fazem a diferença no programa. “O Agromaigo representa muito mais que acesso ao crédito. Ele significa presença, escuta e parceria com quem vive da agricultura familiar. Em cada encontro, vimos o quanto o programa fez diferença na vida de quem planta, colhe e alimenta o país.”
Ela ainda reforça que as duas décadas de história consolida o Agroamigo como uma das políticas públicas mais bem-sucedidas de inclusão produtiva no meio rural. “Foram 20 anos construindo pontes entre o campo e as oportunidades, com respeito à realidade local e com orientação técnica comprometida. O impacto vai muito além dos números: está nas vidas transformadas, nas famílias que cresceram com dignidade e nas comunidades que hoje têm mais autonomia para decidir seus próprios caminhos”, ressaltou.
Agroamigo
O programa foi criado em 2005 para melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo na área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Por meio dos agentes de microcrédito, o Agroamigo atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultoras e agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como estímulo à geração de renda e melhoria do uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais desenvolvidos em estabelecimentos rurais ou em áreas comunitárias próximas.
Fonte: BNB