
Foto: Divulgação
Gosto.SA volta à Unibes Cultural com 45 expositores e seis queijarias premiadas
Depois de receber mais de 7 mil pessoas em sua primeira edição, a Gosto.SA – Sabor Artesanal retorna à Unibes Cultural nos dias 31 de maio e 1º de junho, ampliando sua programação e reforçando seu compromisso com a valorização da produção artesanal brasileira. Apelidada carinhosamente pelo público de “Gostosa”, a feira terá 45 expositores nesta edição e se consolida como um dos eventos mais saborosos de São Paulo.
Entre os principais destaques estão sete nomes de peso da produção queijeira nacional — Atalaia, Brivido, Capril do Bosque, Fazenda Santa Vitória, Pardinho Artesanal, Pé do Morro e Queijo é Vida, que atua como uma curadoria especializada em queijos artesanais brasileiros, reunindo rótulos premiados e valorizando o trabalho de diversos produtores do país. Juntos, esses expositores apresentam produtos que traduzem terroirs variados, técnicas refinadas de maturação e um compromisso genuíno com a qualidade — atributos que têm projetado os queijos brasileiros para além das fronteiras nacionais.
A edição também marca a estreia da badalada sorveteria Artisano Gelato, um dos endereços mais queridos de São Paulo, agora pela primeira vez participando de uma feira gastronômica. Outro destaque é a presença do premiado confeiteiro Lucas Corazza, com doces autorais que combinam técnica e criatividade. A culinária oriental também ganha protagonismo, com a chegada de dois expositores muito aguardados: Izakaya Otoshi e Fat Buddha.
A Gosto.SA tem como idealizador Maurício Schuartz, que reforça a proposta de um evento construído com base na sustentabilidade e na valorização do artesanal. “Estamos crescendo de forma sustentável, com expositores que respeitam a origem dos ingredientes e os processos artesanais. Isso faz toda a diferença”, afirma. A curadoria da feira é assinada por Andrea Schwarz, do perfil @gastrodeias, responsável pela seleção criteriosa dos participantes e pela diversidade de sabores que tornam a feira única.
Além destes, o público poderá explorar os sabores e produtos de todos os outros expositores confirmados: Acarajé da Barra, Aromma Candles, Baianí, Borriello, Cervejaria Trilha, De Paula, Dentro Bar e Famigerada Cachaça, Durum, Frigorífico Cancian, Guará, Henri’s Creperia Artesanal, La Ferme Moderne, Lady Mary Coffee, LosDos Cantina, Luisa Abram Chocolates, Make Hommus, not War, MBee Mel de Terroir, Mbeer, Mercê, Mestiço, Mica Chocolates, Mil Confeitaria, Mãozinha na Arte, OoeyCookie, Origami Brasil, Paellas Pepe, Pão de Queijo da Cidade, Pirineus, Rei da Cutelaria, Santo Cutelo, Tão Longe, Tão Perto e TLTP on Tap.
Com entrada gratuita e espaço aberto ao público, a feira promete uma verdadeira imersão no sabor e na cultura da produção artesanal.
OFICINAS EM PARALELO
A agenda do fim de semana também inclui seis oficinas gratuitas voltadas ao fortalecimento de empreendimentos criativos e da gastronomia artesanal.
No dia 31, às 14h, acontece a oficina Valorização e Comercialização de Ingredientes Artesanais, com Francisco Lobello (Brivido Produtos Artesanais), que propõe reflexões sobre identidade de marca, estratégias de mercado e valorização da agricultura familiar.
Em seguida, às 16h, a oficina Gastronomia Afetiva & Queijos com História, conduzida por Faviane (Queijo é Vida), oferece uma experiência sensorial com degustação de queijos e relatos de produtores, incentivando o uso de memórias e narrativas como valor de mercado.
Encerrando a programação do sábado, às 18h, Ricardo Dametto lidera a oficina Qualidade como Marca: Caminhos para o Sucesso Sustentável, abordando fundamentos da cultura de qualidade como diferencial competitivo e sustentável para negócios da economia criativa.
Já no dia 01/06, a partir das 12h, acontece a oficina Comida com Alma: Criando Negócios que Conectam e Inspiram conduzida pelo projeto Queijo é Vida e a jornalista gastronômica Cíntia Marcucci. Um convite para refletir sobre negócios de alimentação com propósito, afeto e vínculo humano. A atividade traz ferramentas práticas e inspirações para quem quer empreender valorizando a relação com quem produz e criando narrativas que conectam.
Às 14h, o talk Marca com Propósito: Estratégias para empreendedores solo, com Jésika Bassanezi, oferece estratégias simples e acessíveis para empreendedores solo que acumulam múltiplas funções. Com demonstrações de ferramentas como Canva e ChatGPT, a atividade mostra como fortalecer a identidade da marca mesmo com tempo e recursos limitados.
Encerrando o dia, às 16h, Jésika Bassanezi conduz o talk Priorize-se: autocuidado é parte do plano de negócios, que propõe o autocuidado como parte do plano de negócios. Com base em branding, marketing e Ayurved, a conversa traz reflexões e dicas práticas para empreendedores manterem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Serviço
Gosto.SA – Sabor Artesanal
Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré – São Paulo/SP
31 de maio (sábado), das 11h às 19h
1º de junho (domingo), das 11h às 18h
Entrada gratuita
Por Carla Oliveira Santos