
Foto: Divulgação
Setur-BA reforça promoção do turismo baiano na Europa
A Bahia foi destaque na quarta edição do Brasil Origem Week, feira de
produtos brasileiros, turismo e negócios, encerrada, no último domingo
(27), no espaço WOW, na cidade do Porto (Portugal), após quatro dias de
programação. Mais de 20 mil pessoas circularam pelo local, onde a
Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu a história e a
cultura dos destinos baianos, associadas a produtos de origem, entre 98
operadoras e agências de viagens, de Portugal e da Espanha. Houve ainda
cozinha show de gastronomia afro-baiana e desfile de moda inspirada na
terra do axé.
“Foi gratificante poder mostrar a nossa cozinha de dendê, que tanto
atrai portugueses e outros povos europeus. É importante esse trabalho
que o governo baiano faz, divulgando a gastronomia de matriz africana em
eventos de destaque, como este”, disse a chef Carol Brito,
soteropolitana que é proprietária de dois restaurantes em Lisboa.
“A parceria do Brasil Origem Week com a Bahia é estratégica, na
promoção do destino e captação de negócios para o estado, que, mais uma
vez, despertou o interesse de potenciais investidores”, ressaltou o
criador da feira, Marco Lessa.
Em Paris (França), a Setur-BA marca presença, nesta semana, na
Galeria Visit Brasil, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção
Internacional do Turismo (Embratur), para divulgar destinos, com
exposições, painéis de debates, capacitações e atrações culturais. No
domingo (27), aconteceu a lavagem das escadarias da galeria, numa
reprodução da Lavagem do Bonfim (Salvador), com baianas típicas e seus
vasos carregados de flores e água de cheiro, representações do afoxé
Filhos de Gandhy e de blocos indígenas e rodas de capoeira. O evento foi
acompanhado por franceses e visitantes de outros lugares da Europa, que
também degustaram acarajé.
“A Bahia é um dos principais destinos turísticos do Brasil no mercado
francês, seja pelo sol e praia, com águas mornas e paisagens
deslumbrantes, mas também pela força de sua cultura de matriz africana,
tão difundida na França pelos artistas baianos que aqui vivem. O voo da
Air France para Salvador, que agora sobe para cinco frequências
semanais, amplia ainda mais o nosso espaço para atrair cada vez mais
franceses. Por isso, a Embratur e o Governo da Bahia estão juntos,
apresentando toda a diversidade de experiências que o estado oferece”,
declarou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Nesta segunda-feira (28), a Setur-BA capacitou quase 200 agentes de
viagens que atuam na França sobre a infraestrutura e os atrativos das 13
zonas turísticas da Bahia. “Sentimos os profissionais bastante
interessados no afroturismo baiano e em destinos sustentáveis. A
conectividade aérea entre Paris e Salvador pesa favoravelmente, na hora
da tomada de decisão da indústria de viagens. Depois dessa capacitação,
ainda teremos uma ativação gastronômica da Bahia”, destacou o diretor de
Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Fonte: Setur/Ba