
Aretha festeja mais uma etapa conquistada Foto: Samuel Oscar Belarmino / Divulgação
Após chegar ao topo da montanha mais alta da Bolívia, Aretha Duarte segue sua jornada socioambiental
Por Doro Jr. e Rafael De Marco
Toda escalada é um processo. Não se chega da base ao cume de uma só vez.
É preciso avançar, etapa por etapa, até o “ataque” final rumo ao topo.
Aretha Duarte sabe bem disso. Após liderar a Expedição Sajama, na qual
guiou um grupo de brasileiros por quatro montanhas bolivianas – Huisalla
(5.000 metros de altitude), Acotango (6.077 metros), Parinacota (6.290
metros), além do próprio Sajama, o pico mais alto do país, a 6.542
metros – ela pensa no futuro. Um futuro de desafios pessoais e
coletivos.
“Fiquei feliz por realizar sonhos e por saber que
todos os clientes e guias estão bem, seguros, mas com uma pulga enorme
atrás da orelha, tentando encontrar uma solução para o problema com o
lixo. Na Expedição Sajama, procuramos usar material reciclável e
ecologicamente correto. E cuidamos do nosso lixo”, comentou a
montanhista, primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do
Everest, ativista socioambiental e uma das novas lideranças do movimento
ESG no Brasil, que tem o apoio de empresas do porte de Moove, Decathlon
e Veolia.
“O descarte de resíduos é um problema recorrente nas
vias de escalada. Já vi muito lixo e sujeira deixados por alpinistas ao
longo do caminho de subida e descida em praticamente todas as montanhas
que escalei e acredito que isso precisa mudar. Na Bolívia, isso também
ficou evidente no Vilarejo Sajama. Estou realinhando as ideias para
encontrar soluções para aquele povoado tão acolhedor, que nos deu
suporte durante nossa escalada. E, claro, a motivação para colaborar na
mudança para um mundo mais limpo e sustentável também está nas
comunidades brasileiras”, afirmou a montanhista, que nasceu e ainda vive
na periferia da cidade de Campinas.
Doc EESG e produtos Ecodesign
Ciente de que ninguém faz nada sozinha, Aretha tem se unido a pessoas e
parceiros em sintonia com seus ideais. Principal apoiadora de Aretha
desde a Expedição Everest, a Moove se envolveu diretamente nas ações da
montanhista no Sajama. Por conta dessa parceria, ela contou com a
companhia de um filmmaker especializado em montanha durante toda a
jornada na Bolívia. O resultado será o mini doc EESG (sigla referente a
questões ambientais, sociais, econômicas e de governança), patrocinado
pela Moove - empresa do Grupo Cosan – detentora dos direitos de
produção, distribuição e comercialização dos lubrificantes Mobil no
Brasil e de outras marcas em mais de 10 países das Américas e Europa,
nos mais variados segmentos como agrícola, aéreo, naval e industrial.
“Quero agradecer a Moove por acreditar no meu propósito e nas minhas
jornadas de diversidade e inclusão, empoderamento das mulheres negras e
de profundas transformações socioambientais, desde o Everest”, comentou
Aretha.
Durante a escalada, Aretha utilizou equipamentos
desenvolvidos para entregar desempenho ao atleta, com responsabilidade
ambiental. “Para mim, é fundamental saber a origem dos produtos. Na
Expedição Sajama, usei a linha Ecodesign, da Decathlon, cuja fabricação
reduz ao máximo a utilização de recursos naturais, com menos água no
tingimento, por exemplo, menor dependência de matérias primas, como
petróleo, e aproveitamento de reciclados, como garrafas pet. As peças
mantém a qualidade, o conforto e incorporam uma abordagem ecológica
responsável e engajada”, explicou.
Escalada emblemática
O grupo de brasileiros atingiu o cume do Vulcão Sajama, o ponto mais
alto da Bolívia no dia 25 de julho. “Essa escalada teve um sabor ainda
mais especial porque conquistamos nosso objetivo em um dia que é
emblemático para mim, pois foi no Dia Internacional da Mulher
Afro-latino-americana e Caribenha. Que este Cume sirva para mostrar,
mais uma vez, que nós temos o Poder Interno Bruto para ocupar os lugares
que quisermos. Poder usar da minha voz e da minha influência em prol da
luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o
racismo e a exploração de classe não é apenas uma honra, mas sim um
dever”, comentou.
Aretha complementou: “Convido todos a abrirem
suas mentes para fazer uma reflexão e, principalmente, pensar nas ações
que podemos realizar para que essa pauta continue e se fortaleça cada
vez mais. Quais atitudes que como pessoa, profissional, pai, mãe,
empresa podem nos mover para ajudar a reverter o racismo estrutural e a
neutralizar a misoginia em nosso país. Não há dúvida de que a violência e
a invisibilidade da mulher negra ainda são uma dura e triste realidade
no Brasil. Vamos pensar e agir juntos.”
Vencendo o Sajama
Entre as quatro montanhas da expedição liderada por Aretha Duarte, o
maior desafio era o Sajama. No trajeto até o cume, o grupo de
brasileiros enfrentou longos trechos de areia com rochas vulcânicas,
gelo e neve, o que exigiu cuidado e atenção para evitar acidentes.
“Chegamos exaustos, porém, muito felizes com nossa capacidade de
conseguir lidar com as adversidades, performar em altíssimo nível,
realizando as escolhas mais conscientes ao longo do caminho e ter um
resultado de sucesso em segurança acima de tudo”, disse Aretha.
A
líder da expedição operada pela Grade6 no grupo composto por cinco
brasileiros - quatro homens e uma mulher - reconhece o esforço mental,
físico e emocional de todos. “Houve uma conexão incrível entre todos os
participantes. Desde a reunião de briefing, já foi explicado que ali
seríamos uma família, e o pessoal realmente criou uma relação bastante
harmoniosa e respeitosa. Entendemos que o grupo era heterogêneo quanto à
experiência em montanhismo e, por isso, fomos montanha a montanha,
entendendo nossas dificuldades, crescendo e nos superando em cada
desafio. Com o apoio e suporte de todos, o grupo se desenvolveu e pôde
alcançar seus objetivos pessoais e da equipe em segurança”, finalizou.
Próximos desafios
Movida
a desafios, Aretha fez do Sajama parte de seu projeto de escalar os
Sete Cumes Andinos, compostos por Ojos del Salado (6.891 metros, no
Chile), Monte Aconcágua (6.962 metros, na Argentina), Nevado Huascarán
(6.768 metros, no Peru), Vulcão Chimborazo (6.310 metros, no Equador),
Nevado de Huila (5.700 metros, na Colômbia), Pico Bolívar (4.980 metros,
na Venezuela), além do Sajama. Destes, Aretha já escalou o Aconcágua e o
Vulcão Chimborazo.
Sobre Aretha
Nascida
e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e
acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o
esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na
Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte
Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte
Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador),
entre outros.
Aretha conheceu a modalidade na faculdade, aos 20
anos, quando um professor da PUC de Campinas, quis apresentar esportes
outdoor para os alunos do curso de educação física e os levou até a
Grade6, operadora de montanhismo. Lá ela entendeu mais sobre como
funciona o esporte e se apaixonou. “Fiquei pensando: 'como nunca tinha
ouvido falar neste tipo de esporte antes?'", contou.
Entusiasmada, Aretha tentou se aproximar da empresa, fazendo cursos de
escalada em rocha. Trabalhou de modo eventual em eventos corporativos,
para em 2011 ser efetivada. A empresa faria a primeira expedição
comercial ao Everest. Carlos Santalena e Rodrigo Raineri, na ocasião
sócios e guias da Grade6, levariam os clientes para a montanha e
convidaram Aretha para fazer parte do quadro de funcionários. "Daí em
diante, comecei a praticar escalada, trekking e expedições. Em janeiro
de 2012 fui pela primeira vez à alta montanha, no Aconcágua. Estive
cinco vezes lá, quatro delas atingindo o cume de 6.962 metros. Desde
então, ao menos uma vez por ano realizo expedições em altitude."
Parceiros
Desde
a Expedição Everest, Aretha Duarte já trabalhou com as seguintes
marcas: Magalu, Veolia, Loft, Ifood, Sebrae, Decathlon, Amazon, ICXP,
Ford, YPO, Fazenda Futuro, BrasilPrev, SulAmérica, Dell, Stilingue,
Unimed, CONGREGARH 2020, Abbvie, Patagonia, Fleury, Puc Campinas, Grupo
Boticário, Carrefour, Sympla, Moove, entre diversas outras empresas de
porte expressivo.
Fonte: ZDL Sports