Foto: Divulgação
Território de memória e heroísmo, Itaparica celebra 203 anos de Independência
Itaparica reafirma seu protagonismo histórico como território de tradição, memória, heroísmo, fé e cultura neste 7 de janeiro, durante as comemorações pelos 203 anos de Independência. A programação rememora a Batalha de Itaparica, marcada pela resistência popular e pela expulsão das tropas portuguesas da Baía de Todos-os-Santos, em um triunfo decisivo para a consolidação do processo de Independência do Brasil na Bahia.
O protagonismo do povo itaparicano permanece vivo nas celebrações cívicas, religiosas e culturais que marcam a data e reafirmam a importância histórica do município na formação do país. Para celebrar, a cidade conta com uma programação ao longo de todo o dia. As atividades começam com o hasteamento da bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço, um dos principais símbolos históricos do município.
Já às 8h, acontece a missa solene na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. No período da tarde, às 16h, tem início o tradicional cortejo cultural, que percorre as principais ruas da cidade com intensa participação popular, formada por grupos culturais tradicionais de baianas, sambadeiras, capoeiristas e caboclos, manifestações que traduzem a diversidade cultural e a memória viva do povo itaparicano.
O momento mais emblemático do cortejo é a puxada do Carro do Caboclo, que simboliza os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade da ilha. A imagem do Caboclo sai da Fonte da Bica, a partir das 16h30, reafirmando o elo entre passado e presente e o papel central do povo na conquista da Independência.
A programação religiosa segue com a oração do Te Deum, às 17h, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, e a apresentação do Auto da Roubada da Rainha, às 20h, manifestação que integra o ciclo simbólico da Independência e que também será encenada nos dias 8 e 9 de janeiro, sempre no mesmo horário.
Programação artística
À noite, a cidade entra em clima de festa com o início da programação artística, que reúne shows e apresentações culturais, ampliando o caráter popular da celebração e movimentando moradores e visitantes. A partir das 22h, o palco montado no Campo Formoso, no Centro Histórico, recebe shows de Geraldo Azevedo, Maria Gadú, Toni Garrido e Luiz Caldas, além de apresentação de banda local.
Os shows seguem na quinta-feira (8), quando o público acompanha uma noite marcada pela diversidade sonora, com apresentações de BaianaSystem, Jota Quest, MC Livinho, Kart Love e Samba do Peu. Na sexta-feira (9), o palco do Campo Formoso recebe shows de Calcinha Preta, O Kanalha, Unha Pintada e Mambolada.
No sábado (10), a programação artística segue com uma noite marcada por ritmo e animação, com shows de Ludmilla, em sua primeira apresentação no município, Carlinhos Brown, Daniel Vieira, além das bandas Fantasmão e Simples Natural.
Encerrando as comemorações, o domingo (11) será marcado por uma grande celebração musical, com apresentações de Mari Fernandez, Olodum, Benza Deus e Kevi Jhony, além de banda local, fechando a Festa da Independência de Itaparica em clima de alegria e celebração popular.
História
A Batalha de Itaparica foi um confronto ocorrido na Baía de Todos-os-Santos em 7 de janeiro de 1823, que contou com o Exército Brasileiro, a Marinha e forte participação popular contra o Exército de Portugal durante a Guerra da Independência do Brasil. Apesar de a Independência do Brasil ter sido proclamada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822, a luta armada prosseguiu na Bahia, com o enfrentamento da resistência portuguesa. As batalhas em território baiano duraram até 2 de julho de 1823, quando foi proclamada a vitória baiana.
Segundo relatos históricos, uma das figuras mais importantes do confronto foi Maria Felipa de Oliveira, considerada uma heroína negra da ilha. Ela liderou um grupo para lutar contra os soldados portugueses e, com o apoio de homens da cidade, incendiou embarcações portuguesas e enfrentou os inimigos utilizando folhas de cansanção. As ações resultaram em uma significativa redução no número de soldados da tropa portuguesa.
SERVIÇO
SHOWS - Festa da Independência de Itaparica – 2026
Local: Campo Formoso – Centro Histórico de Itaparica
Horário: a partir das 22h
07/01 (quarta-feira)
Banda local
Geraldo Azevedo
Maria Gadú
Toni Garrido
Luiz Caldas
08/01 (quinta-feira)
BaianaSystem
Jota Quest
MC Livinho
Kart Love
Samba do Peu
09/01 (sexta-feira)
Calcinha Preta
O Kanalha
Unha Pintada
Mambolada
10/01 (sábado)
Simples Natural
Fantasmão
Carlinhos Brown
Ludmilla
Daniel Vieira
11 de janeiro
Benza Deus
Olodum
Mari Fernandez
Kevi Jhony
Banda local
Festa Cívica, Religiosa e Cultural
06 de janeiro
21h30 – Puxada do Carro dos Caboclos
Local: Jardim dos Namorados
07 de janeiro
7h00 – Hasteamento da bandeira
Local: Forte de São Lourenço
8h00 – Missa solene
Local: Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
16h00 – Puxada do Carro dos Caboclos
17h00 – Te Deum
Local: Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
20h00 – Auto da Roubada da Rainha
08 de janeiro
20h00 – Auto da Roubada da Rainha
09 de janeiro
20h00 – Auto da Roubada da Rainha
21h00 – Discurso do prefeito
21h30 – Guardada do Carro dos Caboclos
