Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Botequim abre 2026 com primeira roda de samba ao lado da Roda de Choro Batatinha
O ano começa em ritmo de celebração e encontro com a primeira roda de samba do Botequim de 2026, nesta sexta-feira (9), a partir das 21h no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. Em clima de frescor, recomeço e continuidade, o grupo convida o público a brindar o início de um novo ciclo embalado pela música brasileira, com abertura da Roda de Choro Batatinha, que dá o tom da noite antes do samba ocupar o pátio.
Criada em 2023 a partir do encontro entre amigos músicos apaixonados pelo choro, a Roda de Choro Batatinha surgiu sob a liderança da clarinetista Daniela Nátali e rapidamente se consolidou como um espaço de celebração da música instrumental brasileira em Salvador. Após dois anos de apresentações no Batatinha Bar, na Ladeira dos Aflitos, o grupo passou a realizar encontros semanais no Velho Espanha Bar e Cultura, reunindo moradores do Centro, amantes do choro e turistas.
Com um repertório que reverencia mestres como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, o grupo reafirma a força da tradição do choro e projeta novos sentidos para essa linguagem, destacando a contribuição histórica e cultural do povo preto na formação da música nacional.
“Vamos abrir 2026 com a nossa roda de samba, contando com a participação especial da Roda de Choro Batatinha, que abre a noite como a primeira atração. Será uma participação rápida, mas muito simbólica, trazendo a musicalidade do choro, que é tão próxima do samba. São gêneros irmãos, historicamente, então para a gente é uma honra receber essa galera. Depois, a noite segue por conta do Botequim, com quem chegar para congregar esse início de ano. Será um momento especial, para abrir caminhos para os próximos eventos”, afirma Roberto Ribeiro, fundador e cavaquinista do Botequim.
A roda mensal do Botequim segue como um ritual que transforma o samba em experiência coletiva e afetiva, preservando o espírito de botequim que o público fiel já reconhece. Quem chega, encontra samba raiz cantado em coro, músicos e plateia dividindo o mesmo espaço, cerveja gelada, encontros espontâneos e a sensação de pertencimento que atravessa cada edição. A roda consolida o samba como lugar de memória, resistência e alegria, agora renovado pela simbologia da primeira roda do ano.
GRUPO BOTEQUIM – Todo mês, sem falta, o Grupo Botequim realiza a roda de samba mais tradicional e concorrida da cidade, sempre no mesmo endereço no Santo Antônio Além do Carmo. Há quase 20 anos, o Pátio da Igreja reúne um público fiel de amantes do gênero, em um espaço que se tornou ponto de encontro entre gerações e palco para mestres e mestras do samba da Bahia e do Brasil, convidados para fortalecer esse canto de resistência e enriquecer a experiência musical do público.
Apadrinhado pelo mestre Walmir Lima, o grupo é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo). A cada encontro, o Botequim reafirma a valorização da cultura popular e a energia contagiante que o samba proporciona, transformando cada roda em um ato de celebração.
SERVIÇO
Primeira Roda de Samba de 2026 - Grupo Botequim
Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Data: 09/01 (sexta-feira)
Horário: 21h | Abertura da casa às 20h
Ingressos: Sympla
Por Tatiane Freitas
