Foto: Milena Andrade
Oficina debate cursos para formação em manutenção e conservação de equipamentos da agroindústria familiar
Promover maior autonomia para as agroindústrias familiares. Foi com esse objetivo que a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Senai Cimatec, realizou, nesta sexta-feira (12), uma oficina com representantes de associações e cooperativas do setor. A atividade teve como foco o debate sobre cursos de formação em manutenção e conservação de equipamentos.
A iniciativa integrou a programação da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. “Em reunião com o Senai Cimatec, conseguimos estruturar algumas possibilidades a partir de demandas já apresentadas pelas agroindústrias. Decidimos trazer esse diálogo para a Feira, ampliando a escuta e permitindo que mais entidades apontassem suas necessidades. Queremos que elas contem com pessoas capacitadas para dar soluções aos seus equipamentos, evitando prejuízos à produção”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Para o diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai Cimatec, Walter Pinheiro, a proposta é contribuir para que as agroindústrias tenham um processo mais integrado, que envolva produção, comercialização e soluções técnicas. “Quando há qualificação voltada à conservação e manutenção dos equipamentos, o impacto é direto na renda, já que se evita o alto custo de deslocar profissionais de fora da região ou até mesmo de outros estados”, afirmou.
Durante a oficina, a iniciativa foi elogiada pelos participantes. O representante da Cooperativa Regional dos Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), Charles Costa, ressaltou a importância da ação. “É uma iniciativa fundamental. Já precisei realizar manutenções sem ter a qualificação adequada. Com esses cursos, poderemos indicar uma equipe preparada, o que certamente trará muitos benefícios para a cooperativa”, concluiu.
Por Silvia Costa
